Confira resultado da eleição para o Conselho Tutelar de Lajedão

Lajedãoenses conheceram os novos conselheiros tutelares. Foto: Reprodução/WhatsApp

Cinco novos conselheiros tutelares foram eleitos para atuar em Lajedão a partir do próximo ano. A eleição para Conselho Tutelar ocorreu em todo o país neste domingo (6).

Os conselheiros eleitos e suplentes serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020 e atuarão até o fim de 2023. A votação ocorreu na Escola Municipal Blandino Severo Batista, com um total de 714 votantes (de 3.100 eleitores).

O processo é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Secretaria de Assistência Social.

A seleção foi dividida pelas etapas: inscrições e entrega de documentos; análise da documentação exigida; exame de aferição conhecimento específico, redação e análise psicológica; processo de escolha em data unificada.

Ao todo, 32 candidatos fizeram a concorrência final ao cargo. Os eleitores puderam votar em até cinco conselheiros tutelares. A votação foi encerrada após a meia-noite.

Confira o resultado final:

1º Márcio Exaltação Barreto – 220 votos
2º Sabrina Sena – 154
3º Marília de Oliveira Sampaio – 152
4º Ivanete Oliveira – 136
5º Stevenis Lacerda – 136

Eleitores reclamaram de problemas durante o processo de votação na cidade.

Apenas uma urna eletrônica foi cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), justificada pela demanda populacional (uma para cada 5.000 hab.).

O empréstimo de urnas eletrônicas é regulado pela Resolução do TSE 22.685/2007. O uso do equipamento é uma recomendação para melhor transparência do processo eleitoral.

Ao todo, 64 municípios baianos, incluindo a capital, receberam urnas. Outras cidades da região realizaram o processo de escolha via cédulas de papel.

Além disso, as regras de votação acompanharam o processo de biometria. Quem não compareceu ao recadastramento biométrico e teve o seu título cancelado, não votou.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui