O auditório do IFBA ficou lotado nesta sexta-feira, 28, para a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que reuniu cerca de 500 participantes para debater, avaliar e propor políticas públicas socioassistenciais no município, fortalecendo e aprimorando a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento contou com a presença do Prefeito, Jânio Natal; secretária estadual de Assistência Social, Fabya Reis; secretária municipal de Assistência Social, Lívia Bittencourt; presidente da Câmara de Vereadores, Dilmo Santiago; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josefa Reis; representante da mulher indígena, Kadarã Pataxó; demais autoridades, vereadores, servidores e pessoas interessadas no assunto. Também houve apresentações culturais indígenas que abrilhantaram a abertura e palestra com Jay Fernandes, especialistas em gestão do SUAS
Entre os principais assuntos debatidos estavam financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, execução de programas e projetos, benefícios, transferência de renda, entre outros.
Na ocasião, foram entregues dois veículos para atendimentos ao CadÚnico e Criança Feliz, sendo que mais dois serão disponibilizados nos próximos dias.
O Prefeito Jânio Natal destacou a importância do debate sobre as políticas assistenciais e agradeceu a presença da secretária estadual, especialmente para o evento. “Foi uma grande oportunidade para pensarmos sobre políticas públicas efetivas, principalmente para nossas crianças, adolescentes e idosos”, afirmou.
Já a secretária municipal Lívia Bittencourt, que assumiu a pasta recentemente, citou os avanços que vem realizando no campo da proteção social no município, a exemplo da implantação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), centros de acolhimento a mulheres, população em situação de rua, para idosos e segmentos dos povos e comunidades tradicionais.
Por fim, Fabya Reis comentou que o Governo do Estado está fazendo a Bahia avançar na área e convidou os conferencistas para estarem em Salvador para a Conferência Baiana que acontecerá no mês de dezembro.