Conferência de Turismo debate futuro da atividade em Porto Seguro

Conferência de Turismo debate futuro da atividade em Porto Seguro. Fotos: Ascom

O Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, será marcado neste ano em Porto Seguro com um evento que deverá trazer contribuições significativas para o futuro do destino, com a realização da 1ª Conferência Municipal de Turismo de Porto Seguro, a partir das 18 horas, no Hotel Solar do Imperador. Durante o evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), irá apresentar os resultados do Processo Participativo do Mapa Estratégico para a Gestão do Turismo, realizado nos dias 20 a 23 de setembro.

A ação, promovida pela SECTUR, com a consultoria da Lab Turismo e parceria com o Conselho Municipal de Turismo (CMDT), percorreu os principais roteiros turísticos do município – Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva – ouvindo as demandas e análises das comunidades, que servirão de base para o planejamento das ações para 2022/2025. Durante quatro dias, o secretário de Turismo e vice-prefeito, Paulinho Toa Toa, juntamente com os técnicos da SECTUR, registraram as impressões e as aspirações de secretários municipais, vereadores, lideranças locais, representantes de entidades de classe e da sociedade civil, além de órgãos como o Sebrae e SENAC.

Qualidade da oferta

Nesses encontros, foram abordados temas como a qualidade da oferta turística, divulgação e comercialização do destino, capacidade competitiva, disponibilidade da malha aérea, preservação das riquezas naturais, cultura e patrimônio, turismo religioso, atuação dos setores público e privado, entre outros. Um dos principais entusiastas da iniciativa, o prefeito Jânio Natal, se mostrou bastante satisfeito com os resultados.

“Ao longo da minha vida pública, sempre gostei de ouvir as pessoas. Antes de tomar decisões busco sempre a opinião da população, dos meus secretários e colaboradores. Para planejar o Turismo em uma cidade como Porto Seguro não poderia ser diferente, por isso mesmo, orientei o secretário Paulinho para que esse planejamento fosse o mais participativo possível”, enfatizou o prefeito. Segundo ele, “esse trabalho demonstra o esforço e a vontade da prefeitura em legitimar a vontade do trade e valorizar a atividade econômica que faz a nossa cidade pulsar.”

De acordo com o secretário Paulinho Toa Toa, mesmo tendo lançado o Plano de Retomada da Atividade Turística de Porto Seguro em junho deste ano, onde várias ações mais urgentes estão em andamento, não seria possível prosseguir sem um planejamento estratégico para 2022 até 2025. “Seguindo a orientação do Prefeito Jânio Natal, fomos a Caraíva, Trancoso, Arraial d’Ajuda e sede de Porto Seguro para legitimar, através de um amplo debate com nosso trade e população, as nossas principais ações para o turismo da nossa cidade.”

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui