Concluintes do Pronatec em Eunápolis e Teixeira são certificados

Mais 1.062 jovens dos municípios de Eunápolis e Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, receberam, nesta sexta-feira (21), o certificado de conclusão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento, que contou com a presença do governador Jaques Wagner e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, reuniu mais de duas mil pessoas no ginásio da Igreja do Betel, em Eunápolis.

O curso forneceu especialização nas áreas de assistente administrativo, auxiliar financeiro, bombeiro civil, mecânico de máquinas industriais, operador de computadores e auxiliar de cozinha.

A auxiliar de cozinha Viviane Dias de Souza fez o curso do Pronatec e teve a carteira profissional assinada durante o evento. “Eu estou muito feliz porque gosto muito do que faço, mas não tinha um certificado na mão. E foi uma surpresa quando me ligaram me chamando para o trabalho menos de 15 dias antes do final do curso”.

Para o governador, a iniciativa cria oportunidades para a juventude. “A Bahia é o terceiro lugar onde mais se formam jovens no programa Pronatec – Brasil sem miséria. Isso significa treinar a juventude para disputar as melhores oportunidades de emprego”.

Geração de emprego

O governador destacou que o estado é também campeão de geração de emprego no Nordeste. “Foram 565 mil novos empregos em sete anos deste governo. Além desta iniciativa em parceria com o governo federal, nós ainda temos a segunda maior rede estadual de ensino médio profissionalizante do país, com 65 mil jovens matriculados em toda a Bahia, preparando a juventude para chegar em melhores condições à universidade”.

Wagner também falou das oportunidades de ensino superior que estão sendo criadas na região. “Nós teremos a Universidade Federal do Sul da Bahia, que começa a funcionar de fato em setembro, em Itabuna, e vai ter sede também em Porto Seguro, Teixeira de Freitas, vai estar presente em mais de vinte municípios aqui do sul da Bahia”.

Parceria entre governos Estadual e Federal

De acordo com Tereza Campelo “a parceria entre os governos do Estado e federal é muito forte, não somente porque o Brasil tem uma população carente que quer e precisa de oportunidades, como também tem lutado para isto. Por isto se juntam as iniciativas do crédito oferecido pelo governo federal com o programa Vida Melhor, do governo estadual. É uma vitória da Bahia e do nosso trabalho em conjunto”.

Aos 20 anos, Reinan Mota Costa concluiu o curso de manutenção de computadores. “Eu não imaginava que seria chamado para um trabalho logo que terminasse o curso. Mas, fui chamado e hoje estou atuando na minha área e isso é algo grandioso na minha vida. Eu me sinto feliz e realizado”.

Pronatec

Criado pelo Governo Federal em 2011 e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No campo do Plano Brasil Sem Miséria, o programa é parte integrante das ações de inclusão produtiva e oferece cursos de formação inicial e continuada, com duração de 160 a 400 horas. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

 

 

 

Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui