Concerto da Orquestra Regional do Extremo Sul emociona plateia

Por Susana Ferreira/OSollo

A noite de sexta-feira (09) foi um marco na história da música em Teixeira de Freitas e região. Os jovens músicos da Orquestra Regional do Extremo Sul encantaram a plateia, que assistiu ao concerto inédito apresentado no auditório da IBM – Igreja Batista Memorial – IBM.

No repertório clássicos eruditos e populares sob a regência de Helder Passinho que se rendeu ao talento do grupo. Cerca de 100 crianças e adolescentes ocuparam o palco representando as cidades de Alcobaça, Caravelas, Itanhém e Teixeira de Freitas. “Nós apresentamos as versões originais de Brahms, Bizet e outros, sem qualquer adaptação, eles tocaram muito bem composições de mestres da música mundial”, afirmou o maestro da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.

Para o maestro Maestro Orley Silva do ICED – Projeto Orquestrando Futuros de Teixeira de Freitas, o concerto significou a concretização de um sonho, “é todo o extremo sul unido em torno de uma causa, que não é somente música, é o futuro das nossas crianças e adolescentes, isso aumenta a nossa responsabilidade para as outras coisas que virão e acima de tudo demonstra que não podemos desistir, porque vale a pena”.

Jeniffer Souza dos Santos e os maestros Helder Passinho (E) e Orley Silva (D)

Jeniffer Souza dos Santos, 13 anos, comprova as palavras do maestro. A jovem teixeirense é uma das selecionadas para a primeira Orquestra Sinfônica Infantil da Bahia. Ela se juntará a outros músicos que apresentarão um concerto nos dias 21 e 22 de outubro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, na capital Salvador.

O pai, Clebio Rodrigues se orgulha da sua dedicação desde que integra o projeto há cerca de dois anos e meio. “A participação de Jeniffer na orquestra tem contribuído para que perceba a importância da coletividade, saiba respeitar aos outros e que podemos mais, quando estamos juntos”.

Adriano Cenci, coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e o maestro Orley Silva

A elogiada apresentação teixeirense faz parte das Caravanas Pedagógicas, cujos ensaios e oficinas aconteceram desde outubro de 2016. Além da Orquestra Regional do Extremo Sul, o estado da Bahia tem outras quatro orquestras. A ação é realizada pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e integra as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) criado em 2007 como um dos programas prioritário do Governo do Estado da Bahia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui