Parte da carga seguiu para a Europa no último mês de junho. População bloqueou passagem de carretas com material radioativo em maio
De acordo com informações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o concentrado de urânio que foi emprestado pela Marinha e levado para Caetité, a 757 km de Salvador, foi reentaborado.
Segundo a INB parte da carga seguiu para a Europa no último mês de junho e o restante está acondicionado em tambores que estão em contêineres lacrados. Esta segunda parte da carga deve sair do Brasil ainda no segundo semestre.
O nível de radiação recebido pelos trabalhadores foi medido durante toda a operação de reentaboramento e a quantidade de radiação recebida pelos funcionários foi 54 vezes menor que o limite estabelecido para trabalhadores em unidades nucleares, infromou a INB.
Pelo menos duas mil pessoas do município de Caetité bloquearam a passagem de nove carretas com material radioativo na madrugada do dia 16 de maio, temendo conter lixo radioativo. Desde então, o presidente da INB, Alfredo Tranjan, tenta explicar e convencer a população de que a carga se trata de concentrado de urânio, segundo ele, mesma matéria produzida na mina.
Fonte: G1