Complexo Integrado de Educação e UFSB promovem desfile alusivo ao  2 de julho em Porto Seguro

Complexo Integrado de Educação e UFSB promovem desfile alusivo ao  2 de julho em Porto Seguro. Foto ilustrativa/ Alô Alô Bahia

A Independência da Bahia foi a consolidação definitiva da liberdade do Brasil em relação a Portugal pois, apesar da Independência do Brasil ter ocorrido em 1822, muitas tropas portuguesas continuavam em algumas províncias brasileiras. O Dois de Julho é um marco na História do Brasil. Os 195 anos da Independência da Bahia serão festejados pela grande participação do Centro Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS).

O desfile comemora o fim das batalhas na Bahia pela expulsão dos portugueses, em 2 de julho de 1823. As comemorações o Dois de Julho deste ano de 2018, tem um significado especial, pois, marcarão o primeiro evento público desde a transformação do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral em CIEPS, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O desfile terá a participação dos alunos do período integral e do período noturno, aproximadamente 750 alunos e também professores.

Cada sala de aula participará apresentando pelas ruas da cidade, um tema relacionado com o processo de Independência da Bahia:

Índios, negros e europeus e a formação do povo brasileiro; O sincretismo religioso e a formação cultural brasileira; As freiras do Convento da Lapa – símbolo de resistência;  Os escravizados Malês – luta pela liberdade; Maria Quitéria, a heroína da Independência;  As baianas e os Filhos de Gandhi – símbolos da alma da Bahia; O pelotão com as bandeiras dos Estados brasileiros simbolizando a unificação do território e a consolidação da Independência do Brasil.

O desfile tem como característica a alegria e irreverencia apresentando a história do Brasil por uma ótica ao mesmo tempo didática e divertida, apresentando ao público um importante fato da História da Bahia. Acontecerá no dia 02 de julho a partir das 08h, saindo do Complexo Integrado de Porto Seguro e percorrerá as ruas da cidade.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui