Como Jesus

“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mateus 4.1)

Como JesusEste é um texto singular. A vida de Jesus cumpriu completamente o propósito de Deus em seu plano de salvar a humanidade. A tentação no deserto estava no roteiro. Passar pela prova do deserto foi algo promovido pela soberania de Deus. Jesus foi levado lá para isso – ser tentado. Não é o nosso caso. Nossas provações e tentações não são um projeto de Deus como foi o caso de Jesus. Por isso Tiago diz: “Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” (Tg 1.14-15)

O próprio Deus falou a Cain quando ele estava cheio de ódio por seu irmão Abel: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. (Gn 4.6-7) Podemos considerar a possibilidade de uma prova promovida por Deus para alguém, mas em relação às provas que enfrentamos cotidianamente, elas resultam de nossa natureza, de nossas relações injustas, do tipo de sociedade que formamos. A maldade de cada um afeta a si mesmo e ao outro e produz tentações e provas. Além disso, há o trabalho constante do diabo, que Jesus chama de “ladrão”, cujo propósito é matar, roubar e destruir (Jo 10.10). A Bíblia o chama de “tentador”.

A origem da tentação de Jesus pode ser diferente da nossa, mas se queremos ser vencedores nas provas da vida precisamos enfrenta-las como Ele enfrentou. Devemos começar o dia decididos a priorizar a vontade de Deus, como Jesus. Devemos buscar diariamente o revestimento do Espírito Santo, como Jesus. Devemos manter em nossa mente a certeza de quem somos – filhos de Deus – como Jesus. Deus nos amou e Jesus cumpriu tudo em nosso lugar – está consumado! Por isso podemos viver como Ele viveu – em comunhão com o Pai. Afinal, superar as tentações e provas não é algo que melhora o dia de Deus. Melhora o nosso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui