Comitiva de Moçambique visita Vitória da Conquista

Na próxima terça-feira, 19, uma comitiva formada por 10 moçambicanos visitará Vitória da Conquista com o objetivo de discutir planejamento em saúde e conhecer as ações de combate ao HIV/Aids. O grupo, composto por assessores do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/Aids (NPCS) e dos pontos focais distritais de HIV/Aids da Província de Gaza, em Moçambique, faz parte do programa Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA). Criado pelo Governo Japonês e coordenado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o ODA apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento, como Japão, Brasil e países africanos de língua portuguesa.

A comitiva chegou ao Brasil no dia 11 de março e desde então se encontra na cidade de São Paulo, onde participa de cursos de planejamento no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT). O objetivo do treinamento é subsidiar a elaboração do processo de planejamento local, por meio da qualificação profissional das lideranças e representantes da sociedade civil.

Em Vitória da Conquista, os visitantes passarão pela Escola de Formação em Saúde da Família, onde obterão informações sobre planejamento em saúde e gestão em HIV e Aids no município. Em seguida, visitarão o Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano (CAAV), responsável pelo atendimento aos portadores de HIV/Aids. Para encerrar o roteiro, o grupo conhecerá o trabalho da Organização não Governamental/ONG Renascer, que presta assistência as pessoas com HIV/Aids.

Sobre Moçambique

País africano de língua português, Moçambique possui uma população de mais de 23 milhões de habitantes. Segundo informações do Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS), estima-se que em 2008 um total de 1,6 milhões de pessoas vivia com HIV, dos quais 37% eram homens e 54% eram mulheres maiores de 15 anos.  Nove por cento correspondem a crianças entre os 0 e 14 anos . A epidemia do HIV reduziu a esperança de vida dos moçambicanos de 41 anos, em 1999, para 37 anos, em 2006.

 

Ascom da Prefeitura de Conquista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui