Comissão de implantação da Ufsba vem a Teixeira e Solla apresenta novidades

O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, juntamente com a deputada estadual Maria Del Carmen (PT) e o presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia-Ufsba, Dr. Luís Rogério Bastos Leal, na companhia do responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico da Universidade, Dr. Naomar Monteiro Filho, estiveram em Teixeira de Freitas na noite de sexta-feira (27/4), no plenário da Câmara Municipal, para participarem do Seminário de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia-Ufsba.

A comitiva contou ainda com a participação do superintendente de assistência farmacêutica da Sesab, Dr. Alfredo Boa Sorte.

A recepção para a Comissão foi feita pelo representante da Comissão Municipal de Implantação da Universidade, o vereador Edinaldo Rezende (PT), acompanhado pelo presidente regional do partido, João Bosco Bittencourt.

Reunião na casa do prefeito

Durante a visita, os convidados e os membros da Comissão Municipal, juntamente com o vereador teixeirense José Henrique da Cruz testemunharam o anúncio que o secretário Solla fez ao prefeito Apparecido, que garantiu ao prefeito que a Bahia receberá seis unidades de tratamento de radioterapia e que na lista das cidades beneficiadas, elaboradas pelo próprio governador, Teixeira de Freitas figura como primeira: “Todos nós estamos de parabéns por isso”, respondeu Apparecido Staut, ao secretário. Em contrapartida o prefeito pediu ao secretário que o ajude a colocar ativo o centro de hemodinâmica que pretende inaugurar até o final do mês de maio.

Quanto a Ufsba, o Dr. Naomar comunicou ao prefeito que a etapa agora é a de definição do modelo curricular, que será diferenciado, abrangendo desde os colégios universitários, localizados em cidades vizinhas as dos campi, até as especializações, perpassando por bacharelados interdisciplinares.

Depois da reunião com prefeito, os professores doutores encontraram a coordenadora da Comissão Municipal Pró-Universidade a também professora doutora Liana Sodré. Ela foi a responsável pela organização de dados da região e elaboração das argumentações para o pedido do Polo de Saúde da Universidade para Teixeira de Freitas.

Durante o encontro, a coordenadora da Comissão listou as movimentações da Comissão desde o colhimento de dados até as inúmeras viagens, reuniões e audiências públicas.

O seminário

O seminário sobre a implantação da Ufsba foi um sucesso de público. A plateia contou com presenças ilustres, como a do comandante do 13.º BPM, Osíris Moreira Cardoso; do inspetor da PRF Liomário dos Santos Filho; o gerente regional da Sudic, Elias Amorim; o diretor do campus X da Uneb, Décio Bessa; do delegado do Conselho Regional de Medicina, Dr. Cláudio Chagas; e do diretor da UMMI, doutor Nelson do Prado, entre tantas outras. Os vereadores Gilberto do Sindicato e Genivaldo Bispo também compareceram, bem como o secretário municipal de Saúde, Wagner Pereira.

A abertura dos trabalhos ficou por conta do presidente regional do PT, João Bosco. Os primeiros pronunciamentos oficiais foram feitos pelos vereadores Edinaldo Rezende (integrante da Comissão Municipal Pró-Ufsba) e José Henrique, seguidos pelo vice-prefeito de Itanhém, Alfim do Nascimento e o juiz criminal da Comarca de Teixeira de Freitas, Argenildo Fernandes.

A prof.ª dr.ª Liana Sodré, em pronunciamento, descreveu sua satisfação com resultados obtidos e salientou a importância do empenho da Comissão Municipal Pró-Ufsba. Já o presidente da Comissão de Implantação da Ufsba, Dr. Luiz Rogério Bastos Leal, fez uma explanação enxuta, em que destacou as condições que sinalizaram a favor de Teixeira de Freitas para ser a sede dos cursos de saúde da Universidade. Já a deputada estadual Maria del Carmen mencionou sua alegria com as boas-novas trazidas pela Comissão de Implantação.

O secretário da Sesab, Jorge Solla, disse: “Saúde e educação juntas alavancam qualquer região”. Ele destacou números da saúde na Bahia e a carência de cursos de medicina e de profissionais da área médica no Estado. O secretário repetiu no seminário as novidades contadas ao prefeito, sobre a hemodinâmica e radioterapia.

O momento mais esclarecedor da noite foi a palestra ministrada pelo integrante da Comissão e responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico, Dr. Naomar M. Filho. Ele explicou a metodologia pedagógica inovadora da Universidade realçando os pontos positivos e explicando as razões de cada método escolhido.

Durante a fala do doutor Naomar, a plateia manifestava seu entusiasmo. Entre os mais animados estava o juiz Argenildo Fernandes, que chegou a classificar a metodologia como uma “revolução social e educacional”.

Ao final, a palavra foi franqueada para que os participantes pudessem esclarecer suas dúvidas.

 

Fala de João Bosco

O presidente do PT e pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. João Bosco Bittencourt é um dos maiores entusiastas da destinação para a saúde do Campus da UFSBA a ser instalado na cidade. João Bosco alinha vários motivos para esse entusiasmo. Segundo João, o PT pensou na comunidade ao chamar essa discussão, principalmente com a presença do Dr. Jorge Solla em Teixeira de Freitas: “Uma agremiação política precisa saber identificar as carências do povo e lutar para minorá-las. Temos uma grande carência de saúde em nossa região e uma ferramenta adequada para combater tal carência é a educação. A UFSBA atuando aqui nesse viés de saúde vai criar oportunidade de estudos criar oportunidades para que os filhos do povo cheguem a uma escola de qualidade, cujos ensinamentos vão formar profissionais que atuarão em uma área carente. Precisamos de uma universidade ligada ao modelo SUS de saúde e que atenda essa demanda. Teremos profissionais formados que serão responsáveis pela saúde que interessa ao povo, investindo no que é importante para o povo, sem discriminar quem quer que seja.” João Bosco ainda frisou o interesse de alinhamento da UFSBA com colégios universitários: “Esses colégios serão portas de entrada para a universidade, pois os alunos serão avaliados realmente, sem vestibular. Os filhos do povo disputarão uma vaga em condições de igualdades com aqueles que usam o poderio financeiro parta entrar no Ensino Superior. Os filhos da região poderão estudar e se formar em sua terra, permanecendo aqui e ajudando a escrever uma história mais justa para nossa gente”, finalizou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui