O fim de semana da Black Friday (25 a 27 deste mês) amargou uma queda de 13,2% nas vendas do comércio físico, em comparativo com o período semelhante – entre 26 e 28 de novembro – do ano passado. O dado foi constatado pela Serasa Experian e divulgado nesta segunda-feira (28).
Quando o comparativo se dá entres semanas cheias de 2022 e do ano passado, há uma melhoria, mas de 0,6%. “Essa variação é pouco expressiva e não repõe as perdas do ano passado, além de ainda estar abaixo do patamar pré-pandemia marcado em 2019”, disse o economista da Serasa, Luiz Rabi.
Para o especialista, uma série de fatores contribuíram para que a Black Friday venda agora menos do que nos primeiros anos da pandemia. “A alta da taxa de juros que encarece o crédito, a inadimplência dos consumidores que diminui o poder de compra e até a própria Copa, em que muitos comércios fecham e as compras feitas são específicas para comemorações durante os jogos, são alguns dos agravantes que podemos listar”.
Fonte: Bahia.ba