Vreda celebrará 34 anos de emancipação política no dia 24 de fevereiro e a Prefeitura Municipal lança a programação de aniversário, que tem início no sábado (25) e segue até o domingo (26).
No dia 25, sábado, se apresentam no palco instalado na Praça principal as atrações musicais: Som do Povo, Carro de Playboy e Felipe Oliveira.
A programação continua no domingo com atrações gospel: Daniel e Samuel, Samuel Silva e Paulo André.
SUA HISTÓRIA
Na região habitada inicialmente pelos indígenas aimorés, o pequeno povoado teve início com a chegada das primeiras famílias de origem branca, que fundaram a primeira vila denominada São Sebastião de Vereda, situada às margens do rio Jucuruçu.
Essas primeiras famílias a chegarem à região foram os Lacerda, os Gobira e os Nonato. O desenvolvimento só veio anos depois com a exploração da madeira, abundante na região, principalmente o jacarandá e a peroba.
A exploração de pedras semipreciosas atraiu pessoas das cidades de Almenara, Rubim e Salto da Divisa, no noroeste de Minas Gerais, que vieram atraídas pelas pedras extraídas em grandes quantidades na região do Sulzinho (Vereda) e Salomão (distrito de Itanhém).
A princípio, a pequena vila era conhecida como Curindiba, nome extraído de uma árvore que fazia parte da mata fechada. Só um tempo depois, passou a se chamar São Sebastião de Vereda.
O pequeno lugarejo que pertencia ao município do Prado, logo ganhou status de povoado. Após sua emancipação política, em 24 de fevereiro de 1989, o povoado ganhou nome de Vereda. Sua principal renda é a pecuária de corte e leite.
O município conta com os povoados de Cruzeiro do Sul, São José de Vereda (Piau), Massaranduba, Sulzinho, Centenário e São João da Prata (esse último por ser divisa de município pertence aos municípios de Vereda e de Itamaraju).
Fonte: MedeirosDiaDia