Começou na noite desta quarta-feira (1º/09), a sétima edição da Feira Baiana de Negócios – FEBAN 2010 de Teixeira de Freitas, que este ano acontece no campus da Universidade Pitágoras e só terminará domingo, dia 5 de setembro. O evento está sediando negócios das áreas de turismo, agropecuária, varejo, artesanato, agronegócio, movelaria, apicultura, serviços, entre as opções de entretenimento, com praça de alimentação, sorteios, desfiles e parque infantil. Esses são alguns dos segmentos que estão representados em 50 estandes, onde estão sendo expostos produtos e serviços, recebendo visitantes das cidades da região.
A FEBAN 2010 de Teixeira de Freitas é uma parceria da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, SINCOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista, ACI – Associação Comercial e Industrial, com apoio da Fibria Celulose, Universidade Pitágoras e Bahia Gás, sob a realização e coordenação do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O evento tem ainda a participação das secretarias estaduais, de Indústria Comercio e Mineração, além de Infra-Estrutura e Agricultura.
Segundo o coordenador regional no extremo sul do SEBRAE, o administrador Jorge Silveira Cunha, este ano o SEBRAE montou uma FEBAN com apenas dois corredores, visando oferecer uma maior visibilidade aos visitantes e facilitar o acessos aos estandes, e até domingo o órgão espera a visita de aproximadamente 15 mil pessoas no local do evento. Ele destaca que a FEBAN de Teixeira de Freitas, que estava adormecida ressurge para realizar um papel importante para o extremo sul da Bahia, promovendo o intercâmbio empresarial, oferecendo oportunidades de grandes negócios para o expositor e o público em geral.
Para o presidente do SINCOMÉRCIO, Flávio Guimarães, o primeiro dia do evento surpreendeu com os resultados proporcionados e disse que a meta a partir de agora é constituir um calendário periódico e anual da feira, onde os comerciantes e empresários poderão divulgar seus produtos, podendo fortalecer suas marcas e apresentando suas produções locais. “Estávamos precisando de uma ação como esta, que foi restabelecer a FEBAN e que incentivasse o empresariado local, e muitos vieram se apresentar na feira, e para se apresentar foi preciso investir e investindo, ganha o comércio e a sociedade. E estamos na torcida para que esta 7ª edição da feira seja a continuidade de muitas outras”, celebrou Flávio Guimarães.
Jorge Cunha, coordenador regional do SEBRAE, elogiou a metodologia adotada para o cenário da Feira de negócios e disse que foi fundamental para que o projeto da feira se iniciasse e buscasse o sucesso desejado, onde na própria decoração dos estandes foi sugerida a valorização dos produtos do comércio local, com preços acessíveis e alta qualidade para os clientes. E acrescentou que foi possível ver no primeiro dia da FEBAN, que a sociedade acolheu bem o evento e avaliou positivamente a participação do empresariado, da comunidade e destacou que a decoração ficou muito bonita e os expositores tiveram muito bom gosto no tempero do evento.