Por Lúcio Andrade/ O Sollo
O dia de hoje, 16 de agosto, marca a largada da campanha eleitoral, exatos 47 dias antes das eleições, em 2 de outubro. De 8 às 22 horas, candidatos, partidos e coligações podem usar som em suas sedes e ruas. Na Internet, a campanha é livre, mas não pode ser paga. No rádio e TV, por 35 dias seguidos, a campanha só terá início no próximo dia 26.
Em Teixeira de Freitas, até o momento, quatro chapas majoritárias disputaram uma cadeira no executivo municipal. Mas, no site oficial do TSE, até o fechamento desta matéria, apenas o candidato Caio Checon do partido Solidariedade, tinha candidatura registrada.
Já os aspirantes a cadeiras na Câmara Municipal poderão se valer da Lei nº 9.504/1997 para divulgar jingles e mensagens por meio de carros de som, sistemas de autofalante ou amplificadores nas sedes dos partidos e comitês até às 22 horas.
Poderão realizar comícios, caminhadas, passeatas e carreatas, estando autorizados também a fazer divulgação e propaganda pela internet – desde que não seja paga. Enfim, os candidatos poderão sair às ruas das 8 às 22 horas usando os mais diversos recursos para seduzir eleitores.
Tecnicamente é a primeira etapa da campanha eleitoral, que se estenderá até o dia 26 de Agosto, quando será iniciada a segunda etapa, com o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.
Serão 45 dias de campanha, ao longo da qual os candidatos a prefeito e a vereador poderão dizer o que pensam sobre a realidade, como pretendem transformá-la e quais objetivos pretendem alcançar. Tentarão neste período se comunicar com a massa eleitoral por meio de slogans, músicas temáticas, mensagens diretas, propaganda e, principalmente, discursos, que ainda é a maneira mais original de relacionamento dos políticos com a sociedade. No período da campanha serão realizados também debates, que nas últimas eleições têm sido decisivos para o posicionamento do eleitorado.
Todos tentarão explorar ao máximo o potencial das redes sociais, usando todos os recursos que a internet oferecer dentro da regra de não divulgar anúncio pago.
A expectativa é que, por conta das limitações de recursos, que só poderão sair do Fundo Partidário e da doação de pessoas físicas, a campanha eleitoral em Teixeira de Freitas seja mais mano-a-mano, com os candidatos se relacionando mais diretamente com o eleitorado por meio de panfletagens, passeatas e carreatas.