Combate a Dengue é destaque em palestra para crianças de assentamento

Mais um assentamento do Sul da Bahia recebeu, nesta terça-feira (29), a visita do Projeto “Cuidando do nosso quintal, cuidamos do mundo”, que percorre escolas, do Ensino Fundamental I, situadas em assentamentos. Desta vez, o evento foi realizado no Projeto de Assentamento (P.A.) Vavá, próximo ao município de Uruçuca. A iniciativa faz parte dos trabalhos de rotina da equipe de Assessoria Técnica, Ambiental e Social (Ates), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Gerência de Itabuna, vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

O combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, foi um dos assuntos abordados durante a palestra proferida pela pedagoga Patrícia Silveira, e pela engenheira agrônoma Renata Pedreti, ambas da equipe Ates/EBDA. “Estamos surpresos com o conhecimento das crianças desse assentamento sobre os cuidados com o meio ambiente. O assunto dengue foi, primeiramente, levantado por elas durante o nosso bate-papo”, enfatizou a pedadoga.

O professor da escola do assentamento Vavá, Giltânio Bastos, disse que desenvolve com as crianças atividades sócio-ambientais do Projeto Despertar, da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuca. “Essa visita está sendo bem interessante, principalmente porque reforça o que já vem sendo feito em sala de aula”, disse o professor.

Durante o evento, as crianças assistiram a um vídeo intitulado “Lixo no Lixo”, que mostra a importância da reciclagem, da mata-ciliar e do reflorestamento. Letícia, de 11 anos, aprendeu a lição. “Não devemos jogar plástico no meio-ambiente, porque a vaca pode comer, morrer e com isso os nossos pais perdem dinheiro”, disse a estudante.

A equipe de Ates ainda incentivou o plantio de árvores frutíferas, a exemplo do cajá, uma fruta bastante conhecida da criançada. “Quando eu crescer, quero ser vendedor de cajá, porque dá muito dinheiro”, contou Erick, de 7 anos, surpreendendo as palestrantes.

O evento foi encerrado com o plantio de mudas de Ipê e Pau-Brasil, árvores nativas da Mata Atlântica; um momento de grande entusiasmo para os alunos. O P.A. Vavá foi o segundo a receber a visita do Projeto e, de acordo com a equipe de Ates da EBDA de Itabuna, todos os 10 assentamentos assistidos serão contemplados com o evento. “O nosso objetivo com essas palestras é conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio-ambiente, utilizando exemplos do dia a dia das crianças que vivem em assentamentos, em contato direto com a natureza”, ressaltou a agrônoma Pedretti.


Fonte: Ascom da EBDA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui