O jornalismo d’OSollo esteve na 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), conversando com o major Silvio Nunes. Na oportunidade, ele relatou assuntos de suma importância à população que está viajando para o litoral e outras localidades, que é a “Operação Carnaval”.
O comandante da 87ª CIPM disse que está tudo preparado para a “Operação Carnaval”, pois, “o Estado já prepara com bastante antecedência, os planejamentos já foram feitos desde o ano passado, e já está em execução. Teixeira de Freitas não é agraciada com o evento de carnaval, mas, reforçamos as unidades litorâneas, a exemplo da 88ª CIPM, com sede em Alcobaça, e a 89ª, com sede em Mucuri”, conta o major.
O comandante explica que “uma parte desse efetivo é deslocada em regime de hora extra. É bom ressaltar que no policiamento em Teixeira de Freitas não haverá alteração, nem uma redução, ou nenhuma solução de continuidade, os policiais que são reforçados, e que realmente precisamos entender que isso é necessário. As unidades não têm estruturas para sozinhas fazer um evento de tal magnitude, justamente, por isso, recebem o apoio das outras unidades que não contemplam o evento carnaval, a exemplo de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Itamaraju, Eunápolis e outras unidades mais distantes”, detalha.
“Com a ajuda desse efetivo, essas unidades têm condições de fazer o policiamento e proporcionar ao cidadão uma festa com mais segurança e que todos nós sabemos que é uma festa internacionalmente reconhecida e que atrai para nossas praias turistas dos mais variados locais, tanto como do nosso Estado, como do nosso País”, completa.
Major PM Nunes ainda esclarece que a Polícia Militar trabalha pra isso, sempre alertando para que as pessoas tomem seus devidos cuidados, “não só aqueles se deslocam para a área litorânea, mas, aqueles também que permanecem na cidade de Teixeira de Freitas. Pelo fato de a cidade ficar mais vazia, existem oportunistas que aproveitam esse momento pra arrombar, furtar objetos, principalmente em residências. Então, é muito interessante tomar alguns cuidados: não deixe sua casa totalmente vazia, é interessante deixar uma pessoa para ocupar a residência, recorra aos seus vizinhos, o que chamamos de vigilância solidária, um vizinho cuidando do outro, deixe seu telefone de contato. Caso haja alguma movimentação diferente, ligue para a Polícia Militar no 190, para que se faça presente”, aconselha.
Para quem está viajando pelas rodovias estaduais para o litoral, a Polícia Rodoviária Estadual estará sempre atenta e dando o suporte necessário. O major lembra que a prevenção é o que evita o acidente. “A prevenção é o que evita a violência, o cidadão precisa tomar alguns cuidados, procurar fazer a revisão periódica do seu veículo, uma revisão preventiva, antes de colocá-lo na estrada”. O comandante também pontua que “a direção do veículo não combina a bebida ,então, é preciso evitar todas as ingestões de bebidas alcoólicas antes de começar uma viajem, e, além disso, praticar, de todas as formas, a direção defensiva, que é aquela em que as pessoa não dirigem só pra si, também para os demais.
“No mais, o que desejamos é que todos tenham uma festa com muita paz e com muita tranquilidade e que possam retornar para os seus lares com muita paz e segurança”, concluiu.