Comandante do 8ºBPM avalia as ações desenvolvidas

O Tenente – Coronel Paulo Faustino já comandou os batalhões de Itabuna e Eunápolis

Por Pedro Ivo Rodrigues

O comandante do 8º BPM, o Tenente-Coronel Paulo Faustino da Silva, assumiu o posto em maio deste ano, substituindo o comandante Maurício Nunes, da mesma patente. Paulo Faustino ingressou na corporação em 1981 e atua na função de comando desde 1998, já tendo comandado os batalhões de Itabuna e Eunápolis.

O militar recebeu a equipe de reportagem do jornal O Sollo nesta quarta-feira, 22/09, e falou um pouco sobre o trabalho que vem desenvolvendo em Porto Seguro. Ele avaliou de forma positiva os resultados das operações realizadas até o momento. “Desenvolvemos diversas ações exitosas no sentido de coibir a prática de delitos nesta cidade. Embora ainda tenhamos um alto índice de homicídios, tivemos sucesso na repressão a outros tipos de crime, tirando de circulação muitos delinquentes e recuperando objetos por eles subtraídos”,informou o comandante, que salientou os desafios que vem enfrentando para cumprir a sua missão, que é justamente amenizar  os afeitos do quadro de violência que desestabiliza a sociedade local. “Ainda há muito a ser feito. Quando se tenta modificar uma cultura, mudar paradigmas, sempre há resistência. Temos que modificar todo um sistema de trabalho, mas espero que consigamos o apoio específico de todo o corpo que forma o 8º Batalhão, bem como a compreensão da sociedade, para que seja possível atingirmos o ideal desejado. A realidade com a qual lidamos em Porto Seguro não difere da de nenhuma de qualquer outro município do sul e extremo sul da Bahia. O Brasil como um todo sofre com esse câncer que é a droga. O que nós buscamos é tornar os índices de criminalidade aceitáveis para que possamos transmitir aos cidadãos a sensação de segurança”, explicou.

Fiscalização do trânsito e parcerias com as outras polícias

Silva destacou as ações desenvolvidas no trânsito da cidade. “Com as blitzes, muitos veículos furtados e roubados foram apreendidos e devolvidos aos seus proprietários. Também fizemos apreensões de entorpecentes e armas. O trabalho da Polícia Militar é ostensivo e hoje já se vê o policial nas ruas, realizando abordagens, protegendo as pessoas e seu patrimônio”, enfatizou.

No tocante ao apoio das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, afirmou que são feitas operações conjuntas em total harmonia e cooperação. “A Polícia Civil, por exemplo, é nossa irmã, veiculada ao mesmo órgão, que é a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA); a atuação de uma, em sua devida competência, completa a da outra”, ressaltou.

O 8º BPM atende aos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. “São muitas localidades, uma vez que alguns distritos equivalem à área de uma pequena cidade. Somente no Complexo Baianão, existem 17 bairros interligados. A demanda por policiamento é muito grande. Entretanto é de vital importância para o nosso trabalho a participação da comunidade, nos auxiliando com informações. A nossa cliente é a população”, acrescentou.

Ronda nos Bairros

No próximo dia 27, será lançado no município o Projeto Ronda nos Bairros, que consiste em reforçar a segurança nos bairros através das unidades móveis (patrulhas). O projeto se baseia na filosofia da Polícia Comunitária e busca a integração da polícia com os moradores, visando a redução das ocorrências. Inicialmente, serão atendidos o bairro Baianão , em dois setores, e os distritos de Arraial d´Ajuda e Vera Cruz. “Será uma ferramenta que permitirá uma maior aproximação da Polícia Militar com as comunidades. Isso traduzirá o nosso anseio de intensificar o nosso trabalho e também o da população, que é o de ter mais tranquilidade”, finalizou.

A solenidade de lançamento do Ronda nos Bairros será promovida a partir das 9h00minh, na rua da Matriz, nº.101, bairro Frei Calixto. A Polícia Militar convida a sociedade de Porto Seguro para o evento, que contará com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que, por sua vez, disponibilizará um carro de som para a divulgação.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui