Comandante Anacleto França é promovido a tenente-coronel; Dumas e Barbosa vão a major

Anacleto França, novo tenente-coronel da PMBA. Foto: Arquivo/OSollo

O vice-governador, no exercício do cargo de governador do Estado da Bahia, João Leão (PP), publicou no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (07/05), a promoção de 167 oficiais da Polícia Militar, tenentes que foram elevados ao posto de capitão, capitães que foram promovidos à função de major e majores que foram promovidos a patente de tenente-coronel. Três oficiais promovidos são da região do extremo sul da Bahia, Porto Seguro, Itamaraju e Alcobaça.

Pelo critério de merecimento, o atual comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro, Anacleto França Silva foi promovido a patente de tenente-coronel. Por critério de merecimento, o atual comandante da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alcobaça, Carlos Eduardo Barbosa da Silva foi promovido a patente de major. Pelo critério de antiguidade, o atual subcomandante da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju, Leonardo Gouvêa Dumas foi promovido a patente de major.

Major Dumas

O agora major Leonardo Dumas é bacharel em Direito, natural de Salvador e chegou a Itamaraju ainda tenente em 2002, em 2007 se tornou subcomandante da recém-criada 43ª CIPM, onde permanece até hoje e trata-se de um oficial altamente qualificado, líder de muita grandeza e um gerenciador de crises de primeira qualidade, além de um homem inteligente e fino no trato para com as pessoas.

Leonardo Gouvea Dumas, subcomandante da 43ª CIPM/Itamaraju. Foto: Página Oficial/Facebook

Oficial de vida ilibada, idônea a toda prova, de fácil relacionamento, estrategista por natureza, de alta habilidade operacional e enaltecido pela sua capacidade de planejamento.

Major Barbosa

O agora major Eduardo Barbosa também é natural de Salvador, bacharel em Direito e chegou na região ainda tenente para implantar e comandar a Polícia Rodoviária Estadual Militar de Teixeira de Freitas, tendo ocupado cargos importantes no extremo sul baiano, a exemplo do subcomando da CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica e o subcomando do 8º BPM de Porto Seguro e, atualmente é o comandante da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alcobaça, Caravelas e Prado.

Eduardo Barbosa, comandante da 88ª CIPM. Foto: Arquivo/OSollo

Oficial que tem a vida feita de desafios e trata-se de um policial extremamente operacional e louvado no oficialado como um tático dos mais táticos experientes oficiais baianos.

Tenente-coronel França

Já o agora tenente-coronel Anacleto França que também é natural de Salvador, ingressou na PM aos 18 anos, em 1990. Deixou a Academia de Oficiais da Polícia Militar da Bahia em 1993, como aspirante a tenente. No dia 2 de julho de 1994, foi promovido ao posto de 2º tenente. Em 7 de agosto de 1997, foi elevado ao posto de 1º tenente. E em 6 de janeiro de 2006, foi promovido ao posto de capitão. E em 6 de março de 2013, foi promovido a patente de major. O tenente-coronel França é bacharel em Direito pela FASB – Faculdade do Sul da Bahia, é pós-graduado em segurança pública pela UNEB – Universidade Estadual da Bahia, pós-graduado em gerenciamento de crises pela UFBA – Universidade Federal da Bahia e é pós-graduado em inteligência estratégica pelo POSEAD, além de vários cursos de aperfeiçoamentos concluídos em vários países do mundo, tanto que é considerado um dos oficiais mais bem preparados do Estado da Bahia.

Leia também: Porto Seguro contabiliza mais de 40 dias sem registro de homicídio

França já foi comandante da Companhia de Emprego Tático e chefe do Núcleo de Inteligência do extinto 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas. Coordenador de Planejamento Operacional e chefe do Núcleo de Inteligência da CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica de Posto da Mata. Coordenador de Planejamento Operacional e subcomandante do 13º BPM de Teixeira de Freitas, onde foi outorgado pelo Poder Legislativo com o título de cidadão honorário. Já foi comandante da CAEMA, comandante da 7ª CIPM de Eunápolis e desde o dia 25 de novembro de 2015, é o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro. (Por Athylla Borborema)

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui