Enquanto os adversários criticam apenas por criticar, o Programa Todos pela Alfabetização (Topa), uma das mais importantes peças de inclusão social do governo Wagner, mostra a sua eficácia, com a última divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE 2010) mostrando que a Bahia é estado que mais reduziu o analfabetismo.
Segundo a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (9), entre as pessoas a partir de 15 anos de idade o analfabetismo foi reduzido em 26,8% no período de 2001 a 2009. No corte 2007/2009 a Bahia tem também o melhor desempenho do Nordeste e do Brasil. A redução do número de analfabetos no estado foi 8,7%, contra -3,8% no país e -6,2% na região nordestina.
No caso do Topa, os dados do PNAD não registram ainda todo o universo de alfabetizados, pois a pesquisa é feita, por amostragem em 76 municípios. Um exemplo, é o fato de que apenas 171 mil alunos beneficiados terem sido alcançados no período do levantamento. Outros 289 mil que foram formados na segunda turma de 2009 não foram computados.
Elenir Alves, coordenadora do Topa, informa que o programa alfabetizou até julho passado cerca de 500 mil alunos e outros 500 mil estão em sala de aula. “Hoje somos referência para outros estados e para o Programa Brasil Alfabetizado”, afirmou.
Fonte: Coordenação de Jornalismo da Campanha “Sou Wagner 13”