“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.” (Salmos 23.6)
Há coisas que sabemos e outras que não sabemos. Há certezas e há incertezas. A vida é assim. Mas há momentos para os quais precisamos desenvolver a capacidade de nos firmamos no que sabemos e nas certezas, em lugar de ficar ansiosos ou angustiados devido ao que não sabemos e às incertezas. Talvez possamos assumir que, viver focados nas certezas seja naturalmente melhor, e devamos aprender a viver assim. Positivamente inspirados e animados. Davi termina seu salmo com as certezas. Ele sabe que o seu Pastor tem a última palavra. Sabe que por fim, e no fim, tudo dependerá d’Ele e estará em Suas mãos. Vale a pena viver certo de que nosso Pastor está cuidando de tudo.
Davi termina dizendo aos outros e, mais importante ainda, lembrando a si mesmo, que por causa do seu Pastor a bondade e a fidelidade o acompanharia todos os dias de sua vida. Seu destino era a presença de Deus. Seu final seria na Casa do Pai. Há muitas certezas na fé cristã que nos enchem de vida e coragem e, talvez, por sermos finitos, por sabemos que inexoravelmente estamos caminhando para a morte, ainda que não pensemos nisso, a certeza de que o final é Ele, é maravilhosamente fortalecedora. A morte, o fim, converte-se em começo. A morte, que não nos deixa levar coisa alguma daqui, não terá poder para nos tirar coisa alguma, por causa do nosso Pastor. Ela, na verdade, nos entregará tudo que nosso Senhor preparou para nós.
Paulo escreveu que olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam (1 Co 2.9). A certeza do final não tem o propósito de nos desinteressar pelo caminho. Mas de nos inspirar para que o trilhemos com coragem, para que o celebremos e o aproveitemos. Não precisamos trocar o agora pelo depois, podemos conectar todo o trajeto e celebrar a vida na presença e em comunhão com o nosso Pastor. Ele é o mesmo Pastor de Davi. Nada nos faltará. E se faltar, não fará falta por causa da Sua presença, do Seu consolo, da Sua graça. Portanto, independente e apesar de como tudo esteja agora, lembre-se da certeza que sustentou a vida de Davi. Ela também é sustento para a minha e a sua vida, em todos os momentos. Com toda certeza!