Na manhã de quarta-feira, 29 de março, integrantes do Curso de Condutores de Cães Policiais, promovido pelo 8° Batalhão, realizavam estágio operacional nas proximidades do bairro Vila Valdete, quando visualizaram dois homens abandonarem um veículo e adentrarem a uma área de vegetação.
Realizado o acompanhamento, visando localizar e proceder com a abordagem aos suspeitos, os policiais encontraram um segundo veículo, ocupado por um homem. De imediato, ele foi interpelado e, durante buscas, foi flagrada uma pistola, calibre 9 mm, na posse do suspeito, além de 1,5 kg (um quilo e quinhentos gramas) de pasta base de cocaína.
Diante do flagrante e pelas características da localidade, foram empregados os cães farejadores, a fim de realizar uma varredura em todo o perímetro.
Num dado momento, os animais apresentaram mudança no comportamento, indicando a presença de material ilícito, num determinado ponto do terreno. Sendo assim, os militares realizaram a escavação e localizaram um tonel enterrado no solo, contendo os seguintes objetos:
- 01 (um) fuzil, calibre 5,56mm;
- 01 (uma) carabina, calibre .40;
- 01 (uma) carabina, calibre 9mm;
- 25g (vinte e cinco gramas) de maconha;
- 2,5kg (dois quilos e quinhentos gramas) de cocaína;
- 134 (cento e trinta e quatro) munições, calibre 9mm;
- 01 (um) rádio comunicador.
Todo o material foi encaminhado, juntamente com o suspeito, para adoção das medidas legais.