Com a saída dos cubanos, Extremo Sul abrirá 40 vagas para o Mais Médicos

Com a saída dos cubanos, Extremo Sul abrirá 40 vagas para o Mais Médicos
Com a saída dos cubanos, Extremo Sul abrirá 40 vagas para o Mais Médicos. Foto ilustrativa

A Bahia, que abriga 10% do total de médicos cubanos hoje no país, é o segundo estado que mais vai perder profissionais do Mais Médicos — fica atrás apenas de São Paulo, que tem 16% de todos os médicos de Cuba hoje no país.

Com o retorno dos médicos cubanos ao seu país de origem é possível se pensar em oportunidade de trabalho para os profissionais brasileiros, pois, segundo, Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil conta com médicos formados no país em número suficiente para atender às demandas da população.

Recentemente, a Comissão Coordenadora Estadual (CEE/Bahia) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou o relatório de vagas disponíveis para o programa Mais Médicos disponibilizadas pelo término do acordo Brasil/Cuba.

O Ministério da Saúde já informou que vai preencher as vagas deixadas pelos cubanos com médicos brasileiros e que a seleção de profissionais ocorrerá ainda em novembro.
No Extremo Sul, Alcobaça e Ibirapuã não sofreram alterações, posto que não possuem em seu quadro médicos cubanos, as outras 11 cidades que compõem a região terão vagas disponíveis:
Caravelas – 1; Lajedão – 2; Itamaraju – 3; Itanhém – 1; Jucuruçu – 4; Medeiros Neto – 4; Mucuri – 1; Nova Viçosa – 4; Pradro – 1; Teixeira de Freitas – 18; Vereda – 1.

No total, o Extremo Sul abrirá 40 novos postos de trabalho para médicos brasileiros, o que pode beneficiar a região, pois, estes profissionais podem ser das cidades em que há as vagas, ou, virem de outros municípios, trazendo suas famílias, que se estabelecem aqui e movimentam a economia de diferentes formas.

Outras regiões
Em Porto Seguro não haverá vagas porque o município não possuía em seu quadro de profissionais médicos de Cuba, enquanto em Eunápolis e Santa Cruz Cabrália serão disponibilizadas, respectivamente, seis e quatro vagas para atuar no Mais Médicos.
Conforme levantamento d’OSollo com base no Relatório de Vagas, temos Itabuna, com 2 vagas disponíveis; Vitória da Conquista, 8; Itapetinga, 3; Jequié, 4.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui