Para seguir, é preciso entender!

Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz?” (João 13.12)

Que lição poderosa Jesus ensinou aos discípulos naquele dia! Os versos anteriores nos informam que Jesus sabia que havia chegado seu tempo. Se em outras ocasiões os judeus desejaram fazer-lhe mal, mas não puderam porque não havia chegado a sua hora (Jo 7.30), agora havia chegado. Ele teria pouco tempo a partir daquele momento. Que ensino  deveria reforçar? Seus discípulos, como nós, aprendiam devagar. Jesus sabia que era preciso uma lição forte, marcante, para que compreendessem definitivamente o sentido da fé que abraçaram. Eles não poderiam seguir em frente com a missão de manifestar o Reino de Deus se não entendessem que crer é servir. Se não desistissem do vício de desejar o primeiro lugar, da ambição de posições de honra e da grandeza que alimenta o egoísmo. Precisavam entender que no Reino de Deus a maior honra é servir, a maior grandeza é aprender a ser apenas um servo.

Ao terminar de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu sua capa e voltou ao seu lugar. Agora Jesus estava novamente em sua posição, como Mestre. E então perguntou: vocês entenderam o que lhes fiz? Será que já entendemos o Evangelho? Já entendemos o significado do que Cristo fez por nós? Tanto tempo depois, tantas igrejas, tantas músicas, tantos livros, tantos pastores, tantas cristãos, tantos programas, tantas fórmulas… será que estamos no caminho certo? Já entendemos nosso lugar e nosso papel? Dizemos que somos seguidores de Jesus, seus discípulos, mas somos gente pronta para servir? A humildade tem sido nossa marca, mais que a presunção e o orgulho? O que buscamos mais frequentemente? A grandeza ou a simplicidade que nos faz ver, amar e servir o outro? Seguir a Jesus significa manifestar a presença do Reino de Deus. E onde o Reino de Deus chega, coisas boas acontecem. A presença de nossas igrejas tem mudado a realidade de nossas ruas? O aumento do número de cristãos tem aumentado o número de pessoas que servem, amam e cuidam?

Precisamos entender que seguir a Jesus não acontece simplesmente porque nossos templos funcionam. Ele nos mandou amar as pessoas, inclusive os inimigos. Ele nos chamou para sermos servos, para levarmos as cargas uns dos outros e mostrou que nossa vocação é sermos misericordiosos. Sendo o Mestre, lavou os pés dos discípulos para que eles entendessem que essa deveria ser a atitude deles. Somos herdeiros dessa fé. A fé que gera servos. Há pés para serem lavados. Sempre haverá. Estamos dispostos? Há muito serviço a fazer. Há muita dor, tristeza, pobreza de todos os tipos, solidão e muito orgulho, vaidade e preconceito. Há muita religiosidade e pouca espiritualidade. Ainda temos muito a aprender sobre amor e graça. Se entendemos o que Jesus fez, então demonstremos com nossas atitudes e compromisso. É hora de verdadeiramente imitar aquele a quem dizemos seguir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui