Coluna: CURTAS E PICANTES (43)

O Brasil voltou a crescer
O brasileiro voltou às compras após mais de 2 anos de retração no consumo. Esse movimento ainda é tímido, mas, contribuiu para uma alta de 0,2% no (PIB) do país no segundo trimestre. O consumo das famílias cresceu 1,4% no período, na primeira alta após nove trimestres, de acordo com dados divulgados na sexta-feira (01/09) pelo (IBGE). A inflação mais baixa, a queda na taxa de juros e os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço impulsionaram os gastos das famílias, de acordo com os economistas. Foi a liberação do dinheiro do FGTS, em março, que deu fôlego financeiro aos consumidores.
Investimento estrangeiro
O presidente Michel Temer anunciou que a empresa Eurasian Minig Group investirá cerca de R$ 1,5 bilhão em empreendimentos na Bahia nas áreas de mineração e agricultura. A comunicação oficial do acordo foi realizada após uma reunião de negócios com o CEO da empresa Alexander Mashkevich. “Antes de chegar à China, fiz escala no Cazaquistão para encontro com o empresário que investirá bilhões de dólares em projetos de infraestrutura na Bahia”, informou Temer no seu Twitter oficial. O presidente se encontrou com empresários e políticos do BRICS, bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Festival gastronômico
O 4º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira foi lançado em grande estilo na noite da quarta-feira (30), no Cenarium Eventos, onde compareceram os empresários participantes do Festival, juntamente com autoridades políticas e empresariais. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo em parceria com a CDL, ACE, SINCOMERCIO, SENAC e SEBRAE. Será realizado entre 14 de setembro e 1 de outubro. Existe a expectativa de que esse ano irá superar as 3 edições anteriores, que ocorreram em 2013, 2014 e 2015.
Estacionamento do Pátio Mix
Está havendo uma queda de braço entre o prefeito Temóteo Brito e a direção do Shopping Pátio Mix. O prefeito se comprometeu asfaltar a av. São Paulo, que dá acesso ao Shopping, e sugeriu que o estacionamento fosse gratuito. Como isso não aconteceu, o prefeito entrou na Câmara de Vereadores com uma solicitação pedindo que a Câmara aprove medidas para que o estacionamento seja gratuito. Segundo o assessor de comunicação da prefeitura, o prefeito insiste na tese, visando aumentar o movimento, atraindo assim, outros estabelecimentos, e com isso, aumentar a geração de empregos, que é uma das grandes preocupações do gestor.
Sustentação no poder
A conquista do poder não é uma tarefa fácil, mais difícil ainda é a sustentação no poder. O Brasil está vivendo um momento atípico com as crises política, econômica e moral. As prefeituras estão cortando na carne para conseguir manter a folha de pagamento em dias. Muitas, além de ter que demitir, estão reduzindo salários de servidores e dos próprios gestores. Sem dúvida que vai existir um grande desgaste político com os cortes, e isso vai refletir nas urnas já na próxima eleição. O fraco desempenho dos prefeitos ao dar pouco voto a seus candidatos irão dificultar suas reeleições e também a sustentação no poder.
Dilvan Coelho

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui