Colegiado realiza primeiro “Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas”

Integrantes do sistema de recursos hídricos se reúnem para troca de experiências vividas desde a criação do primeiro CBH em 2006

Pela primeira vez, será realizado o “Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas”. Antiga reivindicação dos membros – representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água – dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), o evento acontece, nesta segunda-feira (12), às 9 horas, na sede do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no Itaigara (auditório Paulo Jackson).

O objetivo do fórum é criar um canal de comunicação para facilitar o diálogo e a integração das ações dos dez CBHs já formados e dos outros quatro em processo de formação. O encontro permitirá uma articulação entre os colegiados estaduais, contribuindo, de maneira integrada, com a implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos – cujo Ingá (autarquia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) é o órgão gestor.

Para a coordenadora de Gestão Participativa do Ingá, Milene Maia Oberlaender, além de integrar os Comitês de Bacia baianos para a troca de experiências e a busca de soluções para problemas comuns, o fórum também vai propiciar o fortalecimento destes colegiados para a participação, em nível nacional, das pautas referentes à gestão de recursos hídricos, de forma participativa e descentralizada.

“Anualmente acontece o Fórum Nacional de Comitês de Bacias, no qual se reúnem todos os integrantes do Sistema de Recursos Hídricos para debater assuntos referentes à gestão das águas. E desde o momento em que os membros dos comitês baianos começaram a participar deste fórum nacional, percebemos a necessidade de criarmos também no âmbito estadual para que se pudesse colocar em prática aqui as experiências e vivências de cada um”.

Para participar deste encontro, foram convidados três integrantes de cada comitê, inclusive, os representantes eleitos nesta semana para compor os três novos CBHs dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (Frabes), dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (PIJ), e do Recôncavo Sul. Apenas o CBH dos Rios Paramirim e Santo Onofre não participará, já que os representantes das prefeituras, sociedade civil e usuários da água serão escolhidos nesta segunda (12), quarta (14) e sexta-feira (16), em Oliveira dos Brejinhos, Paramirim e Paratinga, respectivamente.

Os nomes dos convidados foram definidos durante reuniões plenárias realizadas, entre 19 de maio e 9 de junho, em Salvador e mais nove municípios no interior do Estado (América Dourada, Barreiras, Euclides da Cunha, Floresta Azul, Jaborandi, Maracás, Mucugê, Sento Sé e Juazeiro).

Confira os dez comitês existentes na Bahia

CBH Recôncavo Norte e Inhambupe

CBH Paraguaçu

CBH Verde e Jacaré

CBH do Salitre

CBH do Leste

CBH do Itapicuru

CBH do Rio Grande

CBH do Rio Corrente

CBH do Rio das Contas

CBH do Entorno do Lago do Sobradinho

Neste ano de 2010, estão em processo de formação mais quatro Comitês

CBH Peruípe, Itanhém e Jucuruçu

CBH Frades, Buranhém e Santo Antônio

CBH Recôncavo Sul

CBH Paramirim e Santo Onofre

 

Fonte: Ascom Ingá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui