Na manhã de quarta-feira (18), cerca de 11 colaboradores da Embasa se mobilizaram para participar de uma ação solidária que pode salvar vidas: a doação de sangue. A ação foi realizada no Hemoba de Teixeira de Freitas.
A motivação para a doação surgiu com a aproximação das festas de fim de ano e início do próximo, período em que os estoques de sangue do Hemoba ficam críticos devido ao aumento da demanda, levando o Hemocentro a lançar campanhas para sensibilizar novos doadores. Os colaboradores da empresa se sentiram sensibilizados e decidiram se juntar na causa nobre.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma única bolsa de sangue de 450ml, de um único doador, pode beneficiar até quatro pessoas. O processo de doação é simples e seguro. Desde a triagem até a coleta, são seguidos cuidados rigorosos para garantir a saúde tanto do doador quanto dos receptores.
Um dos colaboradores que abraçou a causa, diz ter tido uma experiência enriquecedora. “Acredito que iniciativas como essa deveriam acontecer mais vezes e por mais pessoas. Me senti sendo um exemplo para a sociedade como um todo e fazendo a diferença”, contou Job Santos. Ele ainda revela que tem a intenção de se tornar um doador regular. “Esse primeiro passo foi fundamental para motivar a continuidade das doações”, concluiu.
A equipe do Hemoba expressou gratidão pela atitude dos colaboradores da Embasa e manifestou a esperança de contar com ainda mais participantes nas próximas campanhas.
| Como ser doador de sangue
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. O processo de doação é rápido, seguro e dura cerca de 15 a 20 minutos.
No extremo sul da Bahia, os Hemobas mais próximos ficam localizados nas cidades de Teixeira de Freitas e Eunápolis.