Coelba desenvolve tecnologia para monitorar consumo de residências em tempo real

Nova solução foi criada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) e pode contribuir para a mudança de hábitos e a economia de energia

Coelba desenvolve tecnologia para monitorar consumo de residências em tempo real
Coelba desenvolve tecnologia para monitorar consumo de residências em tempo real. Fotos: reprodução

A possibilidade de monitorar o consumo de energia em cada cômodo da casa ou por tipo de equipamento, em tempo real, é um caminho para criar uma maior consciência sobre os gastos e levar à economia. Essa solução já é adotada principalmente entre grandes empresas e, para ampliar o seu uso, a Coelba apoia o desenvolvimento de uma ferramenta que pode chegar também aos clientes residenciais ou empresariais de pequeno e médio porte. Além da Coelba, as outras distribuidoras da Neoenergia: Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS) – também firmaram parceria com a startup Smartiks, de Campina Grande (PB), para pesquisar a tecnologia. O projeto é desenvolvido por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Buscamos com o projeto criar uma plataforma, de baixo custo, para monitorar o consumo e a geração em tempo real, e que possa ser usada em residências no futuro, aliada a outras tecnologias. É possível, com esse acompanhamento instantâneo dos equipamentos, entender como, quando e onde a energia está sendo consumida e, a partir dessas informações, criar consciência para mudar hábitos e economizar. A eficiência energética é uma forma de reduzir os gastos e ajudar a preservar o meio ambiente”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Coelba/Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Foi desenvolvido um protótipo para ser instalado próximo ao medidor de energia e, conectado à rede Wi-Fi da residência, transmitir as informações de consumo para um sistema criado pela startup. Esses dados são analisados instantaneamente e de forma automatizada. No projeto, foi desenvolvida também uma interface amigável para disponibilizar as informações ao consumidor de forma mais fácil, tanto no computador quanto no celular, através de um aplicativo.
É possível saber, por exemplo, em que período do dia acontece o maior consumo do imóvel e conhecer os gastos dos equipamentos de forma desagregada, como, por exemplo, descobrir quanto do uso total vem do ar-condicionado, da geladeira ou do chuveiro elétrico. Com a análise dos dados, a solução pode ainda disponibilizar dicas de eficiência energética a partir do perfil de consumo de cada usuário.

Os testes foram iniciados em novembro de 2020. A startup foi selecionada no Desafio Nova Energia, uma parceria entre as distribuidoras da Neoenergia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras em eficiência energética, em três áreas: redução do consumo de energia, geração distribuída e novas tecnologias educacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui