A área de Automação e Mecatrônica terá aumento de 46% no total de vagas de trabalho disponíveis nos próximos quatro anos. A informação é do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo do Observatório Nacional da Indústria. Em 2025, a área de Logística e Transportes terá os maiores volumes de vagas (2,09 milhões) e saldo de emprego (175 mil novas vagas entre 2022 e 2025), embora apenas o quarto maior crescimento (9,1%).
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o levantamento mostra também crescimento na demanda em projetos ambientais (16%) e refrigeração e climatização (12%). O Mapa do Trabalho Industrial visa projetar o emprego em um horizonte de quatro anos.
“Há um pacote de novas soluções tecnológicas e de logística que estão impulsionando a atividade econômica e criando oportunidades de emprego. Tecnologias como internet das coisas, big data, inteligência artificial, manufatura aditiva criam necessidades no chão de fábrica, que demandam novas competências dos profissionais”, ressalta o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.
A CNI explica que, embora ainda empreguem menos trabalhadores, as áreas de Automação e Meio Ambiente têm altas taxas de crescimento em razão da adoção das novas tecnologias e a expansão dos conceitos da economia circular.
Fonte: Bahia.ba