Atendimentos ao público são gratuitos e por agendamento, onde estudantes colocam em prática o que aprenderam no curso de Odontologia
Um dos grandes diferenciais dos cursos oferecidos pela Faculdade Pitágoras, nas diversas unidades espalhadas pelo país, são as clínicas-escola, equipadas com estrutura completa e procedimentos conduzidos pelos estudantes, sob supervisão de um profissional docente.
Em Teixeira de Freitas, não são novidade os atendimentos gratuitos oferecidos à comunidade por equipes do curso de Odontologia. Mas, você sabe como funcionam? Sabe como ter acesso ao curso ou aos atendimentos? O jornal OSollo foi conhecer de perto e ouviu direção e coordenação, assim como o relato dos estudantes que atendem e estão prestes a iniciar suas carreiras profissionais.
Segundo o diretor da unidade, Mauro Araújo, a instituição desenvolve atividades voltadas para a responsabilidade social em todos os cursos, inseridas nos seus componentes. As práticas clínicas do curso de Odontologia se juntam a outras ações sociais, promovendo ao aluno que cumpra sua carga horária de atendimentos voltada para a comunidade.
“Nós acolhemos os cidadãos interessados dentro da nossa unidade, através dos nossos estudantes, que já estão aptos ao atendimento da comunidade e, mesmo assim, estão também supervisionados por um docente”, explica Mauro.
Thamyris Py, coordenadora do curso de Odontologia e professora, destaca que os atendimentos ocorrem em um momento muito oportuno. Durante a pandemia, os cidadãos podem ter dificuldade de acesso a procedimentos na rede pública.
Na Pitágoras, basta ligar para o número (73) 3011-8300 [WhatsApp] e o cidadão passará por uma triagem, com coleta de dados, exame e encaminhamento adequado. “Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, em três turnos: de 8h a 11h20, de 12h30 a 14h50 e de 16h a 19h20. Muitas vezes, no mesmo dia, já é feito todo procedimento”, disse Tamires.
Para os estudantes, o suporte dado pela faculdade é imprescindível para uma formação de qualidade. Nelson Cardoso é aluno do curso e diz ter o sentimento de felicidade ao “ajudar as pessoas em sua saúde e ver a gratidão ao saírem com um sorriso no rosto”.
Tâmara Amaral é estudante e também atende na clínica-escola de Odontologia. “Ela tanto nos beneficia, quanto a comunidade em geral. A demanda é muito grande na rede pública nessa área e aqui podemos equilibrar os atendimentos de forma humanizada”, conta.
Além de Odontologia, a Pitágoras oferece ainda atendimentos gratuitos em Fisioterapia, Nutrição, Estética, Psicologia e Práticas Jurídicas.
É muito importante essa interação Escola/comunidade, ofertando tratamento à comunidade e práticas operacionais aos alunos. Parabéns a toda equipe.