Na quadra em que completo 40 anos de poesia, o fim de mais um ano que se aproxima traz consigo a carga das experiências vividas e a expectativa por novos começos. Em todo o Brasil, e especialmente na Bahia, onde a cultura e a história se entrelaçam de forma tão única, compartilho o momento para refletir sobre as conquistas, os desafios superados e o futuro que pretendemos e pelo qual devemos lutar utilizando como ponto de partida o nosso contexto, história e essência.
É hora, portanto, de buscar clareza, para ter coragem. A Bahia, berço de tantas manifestações culturais e de uma força coletiva que pulsa em cada esquina, nos ensina diariamente sobre resiliência e celebração. De suas tradições à inovação, o espírito baiano é um exemplo vivo de como a diversidade pode nos fortalecer.
Em seus ritmos, sabores e saberes, encontremos a inspiração para abraçar a pluralidade como uma riqueza que nos define, a nossa imagem positiva para seguir em frente, rumo realização de um sonho grande.
Neste período, que o simbolismo do solstício de verão nos recorde a força transformadora da luz, marcando o ápice do calor e da vitalidade. Dias mais claros e longos parecem sussurrar ao coração que há tempo para recomeçar, que há energia para criar e recriar. Assim também é a essência do Natal, convocando-nos a enxergar o outro com empatia, amor e generosidade e, desse encontro, com clareza, construir sólidas parcerias.
Para além das festas e celebrações, é essencial reconhecermos a responsabilidade que temos com o amanhã. Cada escolha que fazemos ecoa na construção de um futuro coletivo mais justo e sustentável, para Deus e mundo. Logo, as diferenças que nos enriquecem também devem ser entendidas como forças que nos unem, pois o verdadeiro progresso só é possível quando caminhamos juntos, respeitando e valorizando nossas múltiplas vozes.
À medida que o Ano Novo desponta no horizonte, que ele sempre nos lembre: cada dia pode ser uma oportunidade para refletir, sonhar e agir! Para os baianos e para toda a Civilização Brasileira, este seja o momento de unir forças, celebrar nossas raízes e planejar um futuro que honre nossa rica história e as tantas lutas que nos trouxeram até aqui.
Que o próximo ano seja pleno de saúde, harmonia, prosperidade e realizações caras. Que cada um de nós possa ser luz no caminho dos outros, assim como o verão ilumina e aquece. Que o espírito de comunhão permeie esta época e o ano todo, acompanhando-nos com justiça e solidariedade sempre presentes em nossos corações.
Enfim, que os pórticos do solstício de verão, do Natal e das expectativas do Ano Novo nos tragam clareza para seguir em frente, até porque clareza sempre vem antes de coragem.
Sobre o autor – Taurino Araújo, advogado, escritor, professor Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, poeta, crítico literário e lifementoring consultant. Sócio Efetivo IAB-BA e da ABI. [email protected]