As melhorias no Carnaval 2023, de 17 a 21 de fevereiro, estão sendo planejadas com pensamento no coletivo e por isso, o circuito dos blocos culturais passará por alterações que visam garantir fluidez do trânsito e mobilidade urbana e diminuição dos impactos na ocupação das vias.
Por conta do grande e crescente número de veículos no período, a junção das pastas municipais envolvidas na organização do evento, com apoio da Polícia Militar, tomou-se a precaução de que a maior concentração de foliões fosse dirigida ao circuito da Passarela da Cultura, de modo a não comprometer o trânsito de acesso à balsa, aeroporto, rotas de escape de emergência e principais vias do Centro.
“O Carnaval é pensando no todo e, claro, o trânsito e a mobilidade urbana são demandas comunitárias. As discussões foram fundamentadas na construção coletiva e, sobretudo, para garantir a segurança de foliões, apreciadores da festa e população em geral”, comentou Valter Serpa, secretário municipal da Mobilidade Urbana e Atividades em Vias Públicas.
Sinalizações específicas e um mapa indicam ruas liberadas, vias com regras de horários liberados para trafegar, saídas de emergência, áreas de dispersão e as de bloqueio, rota do circuito cultural, entrada e saída da balsa.
Fiquem atendo às cores da sinalização:
Amarelo: Entrada da balsa
Verde: Saída da balsa
Roxo: Circuito Cultural
Mostarda: Circuito Oficial
Rosa: Saída de emergência
Azul: Área de dispersão
Vermelho: bloqueio
OBS: Fluxo normal em todas as vias de 1h30 às 12H30.