Cinco mitos e verdades da vitamina C

Antes de pedir um suco de laranja, leia as seguintes recomendações

Conselho de avó: uma laranja por dia mantém a gripe longe. Mas, não é bem assim. Confira alguns mitos e verdades sobre a vitamina C, de acordo com o endocrinologista e diretor médico do laboratório Frischmann Aisengart, Mauro Scharf.

Redução na incidência de resfriados. MITO. A ideia de que a vitamina C poderia prevenir os resfriados começou em 1970, quando o químico norte-americano Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel, lançou um livro no qual recomendava a ingestão de um grama por dia da vitamina para reduzir em 45% a incidência de resfriados. Pesquisadores europeus colocaram esse benefício à prova em um estudo de revisão e concluíram que a vitamina C é ineficaz para esse fim, exceto em atletas de alta performance.

Melhora os sintomas da gripe. VERDADE. Para prevenir pode não servir, mas a vitamina C pode ajudar no alívio dos sintomas das gripes e resfriados, além de diminuir o mal-estar do paciente. Esse benefício foi comprovado no mesmo estudo que identificou a ineficácia da vitamina na prevenção dos resfriados.

Ajuda na produção de colágeno. VERDADE. A vitamina C ajuda na formação dos glóbulos vermelhos, ou hemácias, células que transportam oxigênio do pulmão aos tecidos e do gás carbônico dos tecidos ao pulmão, e que também ajudam na reparação. Por isso, agem como fator de produção do colágeno, tecido conectivo importante no nosso organismo.

É preciso suplementar a vitamina C. MITO. A suplementação não cabe a qualquer pessoa. Uma dieta balanceada é suficiente para ter a ingestão necessária de vitamina C. Em altas doses, pode causar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, fadiga e perturbação do sono. O uso prolongado pode também facilitar o aparecimento de cálculos, conhecidos como pedras, no sistema urinário.

Vitamina C ajuda a absorver outros nutrientes. VERDADE. Sabe por que sempre tem uma laranja cortada quando vamos comer uma feijoada? A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro que comemos, como nas folhas verdes da couve e no feijão. A vitamina também é um antioxidante importante, pois protege as células e tecidos dos danos causados pelos radicais livres.

Fonte: A gazeta online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui