Cinco mil teixeirenses abraçaram a paz em caminhada histórica na manhã deste sábado

Cinco mil teixeirenses abraçaram a paz em caminhada histórica na manhã deste sábado
Cinco mil pessoas na caminhada “Diga não á violência, abrace a paz”, em Teixeira. Fotos Lenio Cidreira/OSollo

O bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, dom Jailton Lino, já escreveu seu nome na história do município como o idealizador que foi da Caminhada pela paz, evento que reuniu uma multidão na manhã deste sábado (24/03), em Teixeira.

Cinco mil teixeirenses abraçaram a paz em caminhada histórica na manhã deste sábado
Dom Jailton Lino e o prefeito Temóteo Brito

“Diga não à violência, abrace a paz” foi tema norteador da caminhada que levou cerca de 5 mil pessoas, vestidas de branco, às ruas, com faixas e cartazes. Bonito de se ver religiões diversas unidas num propósito maior: a paz na cidade.

Cinco mil teixeirenses abraçaram a paz em caminhada histórica na manhã deste sábado
A sociedade teixeirense aderiu à causa

Padre Fabiano, coordenador da Caminhada, disse que “a sociedade teixeirense clama por paz, quer dar um basta na violência, para se criar uma cultura da paz, é necessário começar a partir de dentro”.

Dom Jailton comentou que ao saber de sua vinda para região, buscou se informar. Ao ver a quantidade de notícias sobre violência, decidiu que, ao chegar, faria algo para que a mídia desse “mais espaço para a paz do que para a violência”. E deu certo. Nas redes sociais, nos sites, o líder dos assuntos era a caminhada.

Cinco mil teixeirenses abraçaram a paz em caminhada histórica na manhã deste sábado
O prefeito, secretários, vereadores e representantes de vários segmentos sociais estiveram presentes

Do estádio Tomatão até a praça da Bíblia, símbolo ecumênico dos cristãos do município, a multidão não se importou com os períodos de chuva. Ao longo do percurso foram feitas reflexões sobre temas importantes como juventude, terceira idade e violência contra a mulher. Nem a chuva que caiu atrapalhou os participantes que, em seus diversos grupos, caminharam, cantaram e rezaram pela paz em um gesto de comunhão fraterna. O prefeito Temóteo Brito apoiou o evento e participou da caminhada junto a sua equipe de governo.

Para o pastor presidente da Primeira Igreja Batista, Oséias Santos, o fim da violência assunto é comum a todos e está acima de rótulos, por isso, precisa atingir as políticas públicas. “O que está acontecendo aqui é a celebração da nossa unidade, e esta unidade vai promover mais fraternidade, mais respeito e nós vamos conseguir transpor as barreiras que tanto nos impedem de estarmos mais juntos, lutando pelo bem comum”, avaliou o pastor. Também esteve presente na caminhada o presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Teixeira de Freitas (Apetf), Jadilson Moraes, pastor da Igreja do Santo Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo.

A caminhada se encerrou na praça da Bíblia com a fala do padre da Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia, Celso Kalarrari; do pastor Oséias Santos, representante da Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas; e de dom Jailton de Oliveira Lino, bispo da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas, pessoas que representam o ecumenismo desse evento. Eles pediram a união de todos na promoção de ações em favor da paz. Possivelmente, dia 12 de abril, um novo evento acontecerá em nome da paz. Além dos organizadores citados acima, representantes de diversos segmentos sociais estiveram engajados na caminhada:  Alexandre Biset (representando a Polícia Militar); Antônio Neto (representando a OAB de Teixeira de Freitas); Breno Rebouças (representando o Projeto Amar); Edinaldo Rezende (representando o Conselho Comunitário de Execução Penal); Elzina Ferraz (representando as mulheres mães de família); Irmã Cristina (representado o IFA e Fasb); Lindonjonson Mirandola e Tomires Barbosa (representando a educação); Mara Rubia (representando a NTE 07); Minervina Joselí (representando a Uneb); e, Roney Cunha (representando o Poder Judiciário).

O bispo agradeceu a união das igrejas e afirmou: “Isto é aquilo que Deus quer de nós. E desejar que esta unidade e esta comunhão cresça sempre mais em nós aqui em Teixeira”.

Quer mais fotos? Veja a galeria da caminhada histórica pela paz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui