Ciclone na costa baiana é classificado como Depressão Tropical

Ciclone na costa baiana é classificado como Depressão Tropical
Imagem: Reprodução/CPTEC

Centros de meteorologia do país divulgaram a formação de um ciclone classificado como Depressão Tropical às 09h deste sábado, dia 23, em alto-mar, nas proximidades da cidade de Porto Seguro (BA), com intensidade de ventos observados até 46 km/h.

Seu deslocamento é previsto para a direção Sul e seus efeitos poderão ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26.

Caso a intensidade dos ventos observados venha a superar 61 km/h, o fenômeno será reclassificado como Tempestade Tropical “Iba”, expressão em tupi-guarani que significa “ruim”.

 Leia mais: Ciclone na costa da BA e ES deve se chamar “Iba”

São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 88 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone.

Ciclone na costa baiana é classificado como Depressão Tropical
Imagem: Reprodução/CPTEC

Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 4,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro (BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul deste trecho até Vitória (ES) e ao Norte até Salvador (BA), com ondas até 2,5 metros, entre o dia 23 pela manhã e o dia 24 à noite.

A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

O CPTEC/INPE disponibiliza os Avisos Meteorológicos para condições de tempo adversas através do endereço eletrônico  http://tempo.cptec.inpe.br/.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui