O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo* para chuvas intensas e ventos fortes em diversas cidades da Bahia, além de localidades em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Esse aviso é válido a partir das 09h50 desta segunda-feira (23) e se estende até as 10h de terça-feira (24).
De acordo com o Inmet, a região poderá registrar chuvas com acumulados de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos variando entre 60 e 100 km/h. A previsão traz consigo potenciais riscos de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
*O alerta de perigo (cor laranja) é o intermediário em uma escala com alertas de atenção (amarela) e grande perigo (vermelha).
Instruções
A população deve evitar se abrigar debaixo de árvores em caso de ventos fortes, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, deve-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos.
Municípios afetados
Na Bahia, o alerta inclui cidades como Alcobaça, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas. Além dessas, municípios mineiros, capixabas e fluminenses também estão sob alerta.
Emergência
Para emergências e orientações adicionais, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.