Como as eleições foram realizadas, chegou a hora dos políticos oportunistas derrotados justificarem a derrota. O político brasileiro nunca perde uma eleição. Tem sempre uma explicação para a derrota. Nunca admite que perdeu porque o adversário teve mais votos que ele. O vitorioso se esmera em justificar a vitória, pois ela, quase sempre, tem execução delituosa.
Assim se faz a política: cuidando que ela seja o ato de enganar.
Salvo as honrosas exceções.
Buscando
Muita gente buscando as causas da derrota do deputado Timóteo Brito. Uns falam que a culpa foi de Otto Alencar. Outros afirmam que Timóteo não devia ter abandonado as bases do Extremo Sul para buscar voto em Itapetinga e em cidades da região. Outros ainda falam de exaustão de mandato e participação política. O fato é que Timóteo não foi eleito e isso, para seus seguidores, é melancólico.
Será o fim de uma pujante carreira política?
Teixeira de Freitas
Por falar nisso, Teixeira de Freitas não fazer um candidato a deputado estadual foi uma tristeza. No novo mapa político que se desenha, Teixeira fica mais pobre politicamente. Quem tem voz tem vez.
Dessa vez não vamos ter nem uma coisa nem outra.
Solla
Excelente a votação do Dr. Jorge Solla, eleito amplamente deputado federal. Solla é bom caráter, um homem trabalhador e comprometido, tendo sido excelente Secretário da Saúde estadual.
Bom voto.
Emiliano
Uma pena a não eleição do guerreiro Emiliano José. A Bahia perdeu um lutador, um homem valoroso e digno na câmara federal. Enquanto outros candidatos à federal compraram votos vergonhosamente, Emilliano pode entrar e sair de qualquer lugar de cabeça erguida.
Isso vale muito.
Dilma e Eécio
Um dia depois das eleições, conhecendo-se que Dilma e Aécio estão no segundo turno, a Globo já começou com a patacoada. Todos os seus comentaristas buscam jogar Marina no colo de Aécio, fazendo as mais histéricas previsões do que pode acontecer. A intenção é evidente, mas o aviso aos navegantes é um só: D. Dilma, além de capaz, conta com a militância do PT.
Aí, companheiro, o bicho pega.
Pesquisas
Mais uma vez, o IBOPE na Bahia provou que está a soldo da melhor paga. Só admitiu o crescimento de Rui Costa na pesquisa de sexta-feira, a última. Já então, o Babesp sinalizava frente de Rui e até a possibilidade de vitória do petista no primeiro turno.
Foi o que aconteceu.
Como explicar?
O que fará o IBOPE para explicar a gigantesca frente de Otto Alencar sobre Geddel, filho de Afrísio? Mais uma vez, Geddel, filho de Afrísio, ganhou o tempo todo de Otto, no IBOPE.
Só no IBOPE, que nas apurações o mandu inchou e a boca do jacaré engoliu os votos de Geddel, filho de Afrísio.
Agora, é curtir o coice de urna.
Da política do túnel
“Como nenhum político acredita no que diz, fica sempre surpreso ao ver que os outros acreditam nele.” (Charles de Gaulle)
Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo. (Eça de Queiroz)