Certeza que vem do alto

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16)

Quem são os filhos de Deus? Complicado responder a essa pergunta. Por um lado o senso comum diz que todos somos filhos de Deus! Afinal, somos todos iguais e Deus é bondoso com todos. Em certo sentido é isso mesmo. Somos todos filhos da misericórdia de Deus, fruto de Sua ação criadora. Mas as Escrituras falam de um outro tipo de filiação: uma filiação por meio da fé em Cristo Jesus, que nos envolve num pertencimento irrevogável. Deus jamais abandona ou desiste daqueles que recebe como filhos por meio de Cristo! Pertencer a Deus nos leva a ser novas pessoas. Um pertencimento que envolve perdão de pecados, obediência a Deus e comunhão com o Espírito Santo.

Quem são então os filhos de Deus? Quem são os que pertencem a Deus? Ainda é difícil responder, porque é preciso convivência, proximidade, para sabermos. E ainda assim podemos nos enganar. Em certas circunstâncias, como no convívio social ou nos encontros no templo, é fácil enganar e ser enganados. Só quem pode reconhecer realmente os filhos de Deus é o próprio Deus. Os filhos de Deus são seres humanos, com virtudes e defeitos. Acertam e erram. Têm certezas inabaláveis e também dúvidas. Mas há algo especial: vivem em comunhão com Deus. E é claro que isso os melhora bastante! Neles Deus, diariamente, está realizando uma obra muito boa, tornando-os seres humanos de verdade.

Quem são esses filhos de Deus? Quem são os que pertencem a Deus? Eles experimentam perdão, enfrentam o desafio de obedecer e recebem a benção da comunhão. Com Deus e com outros cristãos. Bem, há sinais que podem identifica-los como o amor e a misericórdia. Mas só Deus sabe realmente quem são. Por isso a questão importante é: eu sou um filho de Deus? Boa pergunta para se fazer em oração, pois o Espírito Santo pode confirmar, testificar. Não podemos ter certeza quanto aos outros, mas podemos ter certeza quanto a nós mesmos. Uma certeza que vem do alto. Uma certeza acompanhada de evidências. Uma bendita certeza, num mundo cheio de ilusões e enganos.

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui