As aulas 100% presenciais nas escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino de Itabela começam nesta segunda-feira, 07 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, são mais de 8 mil estudantes que vão retornar às atividades em sala de aula, depois de quase dois anos nas modalidades virtual e híbrida.
Para isso, conforme a prefeitura, os protocolos sanitários adotados em todas unidades escolares foram atualizados para o contexto atual, em que a população em geral, incluindo grande parte dos alunos, está vacinada contra a Covid-19.
De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Christiany Coelho Grassi, para este retorno houveram várias discussões de como aconteceria, mesmo em meio a continuidade do Covid-19.
“É um momento muito esperado e planejado para que tudo ocorra com segurança e responsabilidade. O uso da máscara será mantido, além de reforçar a importância do uso da máscara e da higiene constante das mãos. No primeiro dia de aula, a direção de cada escola irá instruir como funcionará a rotina no ambiente escolar”, disse a secretária.
O Prefeito Luciano Francisqueto, esteve em algumas as escolas durante o planejamento pedagógico e desejou aos professores um bom retorno ao trabalho.
“Estive em algumas escolas e desejei aos professores um excelente início de trabalho. Sou parceiro da Educação e farei que for preciso para que tudo funcione bem em conformidade a lei. Vamos iniciar a aula normais com merenda, transporte escolar, ambiente adequado e equipe preparada para receber os alunos que têm o direito ao ensino e aprendizagem”, frisou o gestor.
O prefeito também estará distribuindo em breve Kit de material escolar para todos os alunos.
Frota escolar
Na última sexta-feira, 04 de fevereiro, a frota do transporte escolar passou por uma vistoria, onde foi acompanhado pelo prefeito Luciano Francisqueto, pela Secretária de Educação, Cristiane Coelho, Secretário de obras e transportes, Jinivaldo Miranda, e pelos membros do Conselho Municipal de Educação e do Fundeb.
Todos os veículos foram abastecidos para buscar todos os alunos do campo. A frota que contempla 58 linhas, todos os veículos a postos (ônibus, micro-ônibus, Kombis). Os motoristas foram preparados para o retorno.