A Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, Ceplac, LS Tratores, e outras entidade promoveram durante os dias 03 a 07 de maio o curso de operação e manutenção em tratores, no Parque de Exposição Temóteo Brito. O curso teve duração de 24h, ao encerramento das atividades os participantes receberam certificados.
Viviano de Souza Oliveira, instrutor de mecanização agrícola e o mediador do curso de operação e manutenção em tratores, disse que “este é um trabalho focado ao campo, para operadores de tratores, essa atividade nós começamos na quinta-feira (03/05), no auditório da Ceplac, com aulas teórica, para que esses profissionais possam ter o reconhecimento da máquina toda, ao passo que ele passa a reconhecer a máquina, a gente vai para a parte de manutenção, quando falo em teoria, falo em manutenção, operação e segurança, porque a segurança, a vida do operador está em jogo, então, se não passarmos todas as questões de segurança, as conformidades e as não conformidades e ergonomias, ele pode ter um problema no futuro, com sua máquina e sua saúde”. Segundo ele, “a carga horária de 24h é o suficiente para que ele possa receber pelo menos o básico”.
Ao todo, 20 pessoas fizeram o curso e estão aptos para atuar na nova realidade do campo. “Estamos com uma tecnologia muita avançada, com tratores modernos chegando ao campo, e que os operadores estão se perdendo por falta de habilidade com a máquina moderna e isso vai fazer com que ele fique ultrapassado em seus conhecimentos, como bom profissional, como bom tratorista”, completou.
Valéria Alves Abade, 24 anos, formada em engenharia florestal, técnica agrícola da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, disse que ao fazer esse curso está se preparando para um outro ciclo de aprendizagem, “conhecer mais a área, buscar mais qualificação, sempre gostei de buscar informações sobre trator, é sempre bom ter esse conhecimento”, disse.
Geraldo dos Santos Filhos, 42 anos, motorista, contou: “Estou participando desse curso com muita atenção, e estou aprendendo muito, aprender nunca ocupa espaço, é mais um desafio, já sou operador de máquinas florestais, isso já me facilita muito, cada máquina é uma realidade”.
Mais Fotos: