Ceplac doa terreno para construção do campus Jorge Amado da UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) já é proprietária do terreno doado no dia 9 de junho pela Ceplac (Ilhéus) e destinado à implantação do campus Jorge Amado. É o local onde serão construídos laboratórios, sala de aulas e demais estruturas acadêmica-administrativas do Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação da mais nova universidade do sul da Bahia.

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba) esteve presente na assinatura do Termo de Cessão. Ele destacou a importância do “momento histórico” de chegada de mais uma instituição de ensino na região. Disse que a UFSB, em parceria com a Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz, “serão responsáveis pela criação do polo de desenvolvimento da cultura do cacau, com a instalação do Parque Tecnológico do Sul da Bahia”. Falou também de sua emoção: “Presenciei o nascimento e fortalecimento da Uesc e não poderia deixar de comparecer no momento da chegada de mais uma universidade na região”.

Davidson Magalhães também reportou-se ao desempenho e pioneirismo da Ceplac durante todos estes anos, “fundamental para a criação de toda a infraestrutura que a região já dispõe”. Lembrou da defesa recente que fez no plenário da Câmara dos Deputados, reivindicando do governo federal a revitalização da histórica Ceplac, “que precisa com urgência da realização de concurso público para seu quadro funcional”.

A área doada pela Ceplac possui 37 hectares. Para a continuidade do projeto, a Prefeitura Municipal de Itabuna fará a desapropriação de 40 hectares destinados à construção da reitoria. Uma área equivalente é esperada da Prefeitura Municipal de Ilhéus, finalizando então o campus Jorge Amado, que abrangerá as cidades de Itabuna e Ilhéus.

A concorrida solenidade realizada no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau na CEPLAC, localizado no Km 22 da BR-415, contou com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Manoel Gomes, Naomar de Almeida Filho, reitor UFSB, vice-reitora Joana Guimarães, Adélia Maria Carvalho, reitora da UESC, Juvenal Maynart, Superintendente da Ceplac, Wenceslau Junior, vice-prefeito Itabuna, Marlúcia Mendes, secretária de Educação de Ilhéus, Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí, entre outros.

Ascom da deputado federal Davidson Magalhães

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui