Centro POP de Teixeira atende, por dia, cerca de 30 pessoas em situação de rua

Centro POP de Teixeira atende, por dia, cerca de 30 pessoas em situação de rua
A coordenadora da unidade, Paula Alves Cavalcante. e equipe. Foto Ascom

Segundo o Informativo Mais Saúde de abril, diariamente o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) atende cerca 30 pessoas em Teixeira de Freitas.

A unidade ligada a Secretaria Municipal Assistência Social, fica localizada na rua da Saudade, 231, e é responsável pelo atendimento especializado à população de rua acima de 18 anos. A coordenadora da unidade, Paula Alves Cavalcante, explica que vários serviços são ofertados com o objetivo de proporcionar cidadania e participação social. “O Centro POP é a primeira acolhida para a população em situação de rua, são 8 horas corridas de atendimento que oferecemos o banho, café da manhã, almoço, lanche da tarde, acesso à documentação civil, e através do atendimento técnico e do trabalho socioeducativo atuamos na construção dos vínculos, fortalecimento da cidadania, além do encaminhamento para os atendimentos necessários”.

Diversas ações são realizadas ao longo do ano pelo Centro POP em parceria com atendimento em rede Intersetorial. “Temos o Consultório de Rua, que atende a demandas, através da Secretaria Municipal da Saúde, que faz o encaminhamento para unidades da saúde em caso da necessidade, a Secretaria de Educação que faz o encaminhamento para o EJA, a Secretaria de Meio Ambiente que disponibilizou a oportunidade de realizar oficinas de reciclagem e ressaltamos que nós estamos sempre abertos buscando parcerias, pois nosso objetivo é que eles possam se inserir novamente na sociedade”, contou a coordenadora.

Paula reforçou a necessidade de a população do município conhecer este serviço para perceber a importância desse atendimento à população em situação de rua. “A intenção de nossa equipe é oferecer atendimento qualificado para que possamos colaborar com garantia dos direitos, pois percebemos na maioria dos atendidos o desejo de mudar a condição de vida. É importante que este trabalho seja conhecido por toda a sociedade e, assim, garantirmos mais parcerias para colaborar com o desenvolvimento da afetividade e garantia dos direitos”, destacou.

Para o encaminhamento de pessoas em situação de rua é disponibilizado o telefone (73) 3011-2766. O Centro POP encaminha o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).

Com informações Mais Saúde/abril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui