Centro Especializado Odontológico de Itamaraju oferta palestras para gestantes na Unidade de Saúde

Centro Especializado Odontológico de Itamaraju oferta palestras para gestantes na Unidade de Saúde. Foto: Ascom

Mundialmente, o mês de agosto é dedicado à importância do aleitamento materno. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.

Neste mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de profissionais da área de odontologia, promoveram ações com o público alvo da campanha “Agosto Dourado”, enfatizando a importância do aleitamento materno enfatizando a importância do leite materno, garantindo o bem-estar dos bebês.

Foi realizada uma palestra no Posto de Saúde da Família, situado na cidade baixa contando com a participação da coordenadora do Centro Especializado Odontológico de Itamaraju, Nadja Pimentel, juntamente com a Enfermeira Cristina Moreau, OdontoPediatra Dra. Ivie Dallorto, agentes comunitários de saúde e gestantes.

Os profissionais abordaram temas específicos promovendo orientações as gestantes, o evento seguiu todos os protocolos de saúde na garantia da manutenção da vida e combate ao covid-19.

Foto: Ascom

A OdontoPediatra dra. Ivie Dallorto, enfatizou as vantagens da amamentação para a saúde bucal do bebê, tais como o melhor desenvolvimento das mandíbulas, garantindo uma respiração mais correta. Além disso, assuntos como a higiene bucal do recém-nascido e os cuidados com chupetas e mamadeiras foram abordados.

Saiba Mais

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê e a amamentação proporciona melhor qualidade de vida tanto para a mãe quanto para o bebê.
O aleitamento materno não era tradicionalmente uma área de estudo da Odontologia, entretanto, estudos interdisciplinares na área da saúde comprovaram a importância do tema para a saúde bucal.

A amamentação natural evita cárie, má-oclusão, deglutição atípica, problemas com crescimento e desenvolvimento crânio-oro-facial, e respiração bucal. Assim, ressaltamos a importância dos profissionais de saúde, principalmente os dentistas, trabalhar preventivamente com as gestantes, orientando-as sobre as vantagens do aleitamento materno e os hábitos deletérios decorrentes do aleitamento artificial, evitando dessa forma as más-oclusões.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui