Central de Associações Comunitárias de Jacobina leva práticas sustentáveis de saneamento rural às escolas

Central de Associações Comunitárias de Jacobina leva práticas sustentáveis de saneamento rural às escolas
Central de Associações Comunitárias de Jacobina leva práticas sustentáveis de saneamento rural às escolas. Foto: Ascom

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, que acontece no mês de junho, a Central de Associações Comunitárias de Jacobina, deu início ao Programa Central nas Escolas. O programa tem como objetivo levar informações sobre saneamento e alternativas sustentáveis para o esgotamento sanitário no meio rural aos estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

A Central de Associações é uma iniciativa financiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva, e tem se mostrado como alternativa para a gestão de água potável no meio rural baiano.

Central de Associações Comunitárias de Jacobina leva práticas sustentáveis de saneamento rural às escolas

A primeira atividade foi realizada no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, e contou com a participação das turmas do 2º e 3º ano Técnico em Agropecuária. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o Modelo de Gestão Central, além de serem apresentadas alternativas inovadoras para o esgotamento sanitário no meio rural, como a Fossa Bet – Bacia de Evapotranspiração para águas negras e o Círculo de Bananeiras para as águas cinzas.

A assistente social da Central de Jacobina, Jaditânia Vieira, destacou em sua palestra a importância de adotar práticas sustentáveis no tratamento de esgoto, especialmente em áreas rurais. Ela resaltou que essas alternativas são eficientes, de baixo custo e ecologicamente corretas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

Central de Associações Comunitárias de Jacobina leva práticas sustentáveis de saneamento rural às escolas

A atividade também envolveu a participação ativa dos estudantes, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos confeccionando maquetes de um Sistema de Abastecimento de Água, uma forma prática e lúdica de compreender os processos envolvidos nessa importante etapa do saneamento básico.

O Programa Central nas Escolas foi realizado em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município de Saúde e fortalece o compromisso da Central em promover ações de educação ambiental e colaborar para a construção de um futuro mais sustentável e consciente no semiárido baiano.

Novos municípios

Com a realização desta primeira ação no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, a Central pretende estender o Programa Central nas Escolas para as escolas dos 10 municípios onde atua, visando disseminar conhecimento e promover uma maior conscientização sobre a importância do saneamento básico e das práticas sustentáveis.

“Nosso objetivo é ocupar espaços de diálogo e produção do conhecimento, levando informações relevantes aos jovens e incentivando-os a adotar práticas sustentáveis em suas comunidades”, afirmou o gerente geral da Central, Danilo Ribeiro.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui