Depois de uma seleção minuciosa, os recenseadores do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, começaram, no dia 2 de agosto, o recenseamento 2010.
Neste censo algumas novidades foram implantadas, visando melhoria tanto nas entrevistas como nas anotações. Este ano, a prancheta de papeis foi trocada por um instrumento digital.
Serão feitos dois questionários, sendo um básico com poucas perguntas e outro mais complexo com aproximadamente 100 perguntas, visando captar dados sobre etnia, casais do mesmo sexo, escolaridade, trabalho, migração e imigração, natalidade e fecundidade.
A coordenadora Sandra Neves tem sob sua orientação 13 recenseadores em Itapebi, nove em Itagimirim, 23 em Itabela, 27 em Guaratinga e 90 em Eunápolis.
Juntamente com o agente Ioran, a coordenadora Sandra, na residência do prefeito Robério Oliveira, informou a imprensa sobre o 1º censo informatizado. Segundo ela, este é o 12º censo brasileiro, sendo que o 1º foi em 1940. Nacionalmente, serão utilizados 190 mil recenseadores. O IBGE espera que os agentes sejam bem recebidos pela população, já que todos estão trajados com uniforme padronizado (blusa azul, boné azul, camiseta branca) e um crachá identificador. A saber, nenhum documento será pedido. A única identificação solicitada será o ano de nascimento dos entrevistados. Informações oficiais sobre o Censo 2010 poderão ser obtidas pelo telefone 0800 – 7218181.
Fonte: Eunanotícias