Censo 2010 já começou em Mucuri

Até o final deste ano, será possível conhecer o verdadeiro tamanho da população de Mucuri. Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram o trabalho com visitas aos domicílios, na Sede, distritos e povoados.

Em 2000, ano do último censo, foi apontada uma população de 28.062 habitantes para o Município, sendo 66,58% residindo na zona urbana e 33,42% na zona rural. Na última estimativa do IBGE, feita em 2009, as projeções já apontavam 35.501 hab.

No trabalho de levantamento dos dados, estão envolvidos 31 recenseadores, quatro supervisores e um agente censitário municipal, mas há informações de que mais cinco recenseadores serão integrados à equipe nos próximos dias.

Os recenseadores usam boné azul, colete e crachá com dados pessoais, além de um computador portátil. Pela primeira vez no País, o censo será totalmente informatizado, sem os extensos relatórios de papel.

Outra inovação do Censo 2010 é a possibilidade de o questionário socioeconômico ser respondido pela internet. Neste caso, o morador deve esperar a visita do recenseador para obter o código de acesso ao site do IBGE referente ao seu domicílio e preencher os dados em até cinco dias.

Além do avanço tecnológico, o IBGE acrescentou perguntas ao censo. Serão pesquisados nesta edição cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, tempo de deslocamento para o trabalho, disponibilidade de luz elétrica, de internet e de telefones celulares. O questionário já continha perguntas sobre raça, religião, trabalho e renda, além do número de filhos.

Para incentivar os brasileiros a responder às questões, processo que leva cerca de 20 minutos, uma campanha publicitária começou a ser exibida em jornais, revistas e na televisão, com informações sobre os recenseadores. As visitas aos domicílios devem se estender até 31 de outubro. Os primeiros resultados devem ser divulgados no dia 27 de novembro, quando o IBGE informará ao Tribunal de Contas da União (TCU) o tamanho da população brasileira, estimada hoje em 191 milhões de pessoas. Os dados serão usados para calcular a distribuição de recursos do governo federal entre as prefeituras, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O rateio é feito de acordo com o número de habitantes de cada cidade.

A Prefeitura disponibilizou uma sala para centralizar o trabalho do censo no Município.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui