O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou previsão para este domingo, 24 de novembro, destacando riscos de natureza hidrológica e geológica na região Sul da Bahia, que inclui o extremo sul do estado.
A previsão indica um cenário de atenção devido à possibilidade de chuvas intensas e suas potenciais consequências para as áreas urbanas e rurais.
Segundo o Cemaden, há risco hidrológico moderado para a mesorregião Sul Baiano.
Ao longo do dia, espera-se um volume significativo de chuvas, o que aumenta a possibilidade de alagamentos urbanos em locais com drenagem insuficiente, enxurradas e inundações rápidas de córregos.
A previsão de acumulados pluviométricos requer atenção redobrada, principalmente nas áreas urbanas e litorâneas, onde a drenagem pode ser mais deficiente.
No que se refere aos riscos geológicos, o Cemaden também destaca um risco moderado para movimentos de massa, com foco no Centro-Sul da Bahia, especialmente em Vitória da Conquista, e em municípios litorâneos do Sul da Bahia.
De acordo com o monitoramento, as chuvas registradas nas últimas 24 horas, somadas à previsão de precipitações contínuas, elevam a possibilidade de deslizamentos de terra pontuais, particularmente em encostas urbanas.
Há também alerta para possíveis “quedas de barreira” nas margens de rodovias da região, o que pode afetar o tráfego e a segurança viária.
Alerta meteorológico do Inmet
Além dos alertas do Cemaden, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de chuvas intensas que vai de 23 de novembro, às 10h, até 26 de novembro, às 10h. A previsão inclui chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com possibilidade de ventos fortes, entre 60 e 100 km/h.
Cenário Meteorológico
A previsão do Climatempo aponta para um cenário de instabilidade climática acentuada no Sul da Bahia. Esse quadro se deve, principalmente, ao deslocamento de uma frente fria pela faixa litorânea do Brasil, que está canalizando o transporte de umidade da região norte do país para a Bahia, intensificando as precipitações na região.
A combinação de fatores atmosféricos eleva a expectativa de chuvas volumosas e demanda atenção das autoridades e da população.
Em caso de emergência, procure os órgãos de defesa civil locais e acompanhe atualizações sobre a previsão do tempo e possíveis alertas adicionais.
- Corpo de Bombeiros: 193
- Neonergia Coelba: 116
- Samu: 192