Ceame promove arena cultural

Foto: Hadja
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi comemorado em Porto em Porto Seguro no dia três de dezembro. O setor de Inclusão Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a Arena Cultural, no auditório do Colégio Municipal.

Na oportunidade, os alunos do Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado (Ceame) fizeram culminância de todos os projetos desenvolvidos ao longo do ano de 2010. Cerca de 60 estudantes participaram de apresentações artísticas, como dança e coral sinalizado pela Língua Brasileira de Sinais com músicas instrumentais tocadas em teclado e flauta doce.

A música Asa Branca foi toca em flauta doce pelo aluno Wanderson, com participação especial da Banda Xangu. As canções Nona Sinfonia, Quatro Estações, Sozinho Jamais, Como é grande o meu amor, entre outras, foram apresentadas.

Durante o evento foi ministrada a palestra Direitos da Pessoa Com Deficiências, pelo promotor de Justiça, Antônio Maurício Soares Magnavita. Foram discutidas questões como as atitudes negativas em relação à deficiência; invisibilidade na comunidade de crianças com deficiência que não freqüentam escola; custo de equipamentos; acessibilidade; discriminação por gênero etc.

A coordenadora do Ceame, Vera Liu, diz que esse momento foi importante para que as crianças pudessem apresentar o resultado de seus trabalhos para a família e interagir com os outros alunos. “Também podemos propiciar espaço para o diálogo com os pais sobre os direitos das crianças com algum tipo deficiência”, conclui.

Altemar Luíz da França é pai de Lara Eliza, de três anos, que é portadora da Síndrome de Down. Ele considera que o trabalho realizado pelo Ceame proporciona integração e socialização de sua filha. “Depois que Eliza começou a freqüentar o Ceame, ela passou a conviver com outras crianças na mesma situação, o que tem lhe proporcionado interação e desenvolvimento social”, frisa.

Fonte: Verônica Menezes/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui