A edição da última sexta-feira, 11 de dezembro, do jornal Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, afiliada à Rede Globo, expôs mais uma vez a situação da pandemia de covid-19 em Teixeira de Freitas.
De acordo com o noticiário, foram registrados mais de 400 casos durante a última semana, mas, o que também tem sido motivo de preocupação entre populares e autoridades é a existência de suspeitas de reinfecção por coronavírus.
A reportagem trouxe o exemplo da professora Josy Aguilar. Ela testou positivo em março e, novamente, em novembro, dias após o período das eleições municipais. Em ambas ocasiões, o teste foi o RT-PCR. [O relato completo está disponível abaixo].
O caso de Josy não é isolado. Conforme apurado pela reportagem da TV Santa Cruz, entre agosto e sexta-feira (12), 25 casos foram notificados pelo município e estão sendo investigados. A maioria composta por profissionais da Saúde.
Segundo Rosidalva Barreto, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, entrevistada, o que deve definir a confirmação de uma reinfecção é a análise genética, que distinguiria o material da primeira e da segunda infecção.
Caso confirmado no país
Na quinta-feira, dia 10, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso no país. Trata-se de uma profissional de Saúde, 37 anos, residente em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Veja detalhes clicando aqui.
Situação de Teixeira de Freitas
O boletim mais recente, divulgado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, informa um total de 8.026 casos confirmados de covid-19, sendo 7.781 recuperados e 111 óbitos.
Entre as redes pública e privada, havia 32 pessoas internadas – acesse o boletim completo aqui.
Assista à íntegra da reportagem da TV Santa Cruz, clicando aqui – (início aos 10min).