Caso APLB: acusados irão a júri popular

Caso APLB: acusados irão a júri popular*Pedro Ivo Rodrigues

Policial militar Geraldo Silva de Almeida, conhecido como “Caveirinha”, foi inocentado

A Vara Crime de Porto Seguro acaba de divulgar decisão do juiz Roberto Costa de Freitas Júnior que determina que os acusados pelas mortes dos professores Álvaro Henrique Santos e Elisney Pereira Santos, integrantes da APLB Sindicato, mortos a tiros na localidade rural de Roça do Povo, em Porto Seguro, no dia 17 de setembro de 2009, irão a júri popular.

O ex-secretário de Comunicação e Governo da Prefeitura de Porto Seguro, Edésio Lima Dantas, e os policiais militares Sandoval Barbosa dos Santos e Joilson Rodrigues Barbosa serão julgados pelas acusações de homicídio. O policial Geraldo Silva de Almeida, que também havia sido acusado, não foi pronunciado.

“Narra a denúncia, em síntese, que os acusados participaram da morte das vítimas, os quais vinham capitaneando diversas acusações contra a administração municipal, mormente desvios de verbas destinadas à Educação. Imputa o Ministério Público que o acusado Edésio exercia amplo poder na prefeitura de Porto Seguro e era destacado para “impedir” os ataques da oposição e dos sindicalistas à administração municipal”, escreveu o juiz em sua decisão, salientando que restou provado que “Pequeno” era motorista de Edésio e tinha ligações com o mundo do crime.

Freitas Júnior enfatiza que o depoimento da testemunha Marcelo Santos da Fonseca, chamado por muitos de mentiroso e traficante, não foi contraditado pela defesa ou “sequer responde a qualquer processo criminal por tráfico de drogas ou perjúrio”, frisou o juiz. “A tese de crime de mando é indiciária”, pontuou.

A respeito se os depoimentos de Marcelo Fonseca e João d´Ajuda (outra testemunha apontada como fornecedora de entorpecentes) seriam suficientes para a pronúncia, Roberto Costa afirma que é positiva a resposta, “pois toda pessoa poderá ser testemunha”, diz o juiz, citando o Código de Processo Penal, em seu artigo 202.

“Nenhum elemento indiciário de prova recaiu sobre o acusado Geraldo Silva de Almeida, vulgo “Caveirinha”, devendo o mesmo, portanto, não ser julgado pelo júri”, concluiu o juiz.

O magistrado decidiu ainda que a prisão provisória, enquanto medida cautelar, revela-se desnecessária diante do quadro processual que se apresenta. “Expeçam-se alvarás de soltura em favor de Sandoval Barbosa e Joilson Rodrigues”, determinou.

Edésio Lima já se encontra em liberdade por acolhimento do seu pedido de habeas corpus pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui