Carroceiros iniciam curso para ter habilitação e conduzir animais em Vitória da Conquista

Carroceiros iniciam curso para ter habilitação e conduzir animais em Vitória da Conquista
Foto: Paulo Chiari / EPTV

Cerca de 300 carroceiros de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, que fizeram cadastramento na prefeitura, começaram a participar nesta semana de um curso gratuito de capacitação para serem habilitados para conduzir os veículos na cidade.

A obrigatoriedade da habilitação é determinada por um lei municipal que estabelece regras para o trânsito de veículos de tração animal. Os condutores vão ter que seguir regras de trânsito para circularem pelas ruas. Além disso, todas as carroças cadastradas devem receber placas, semelhantes às utilizadas de carros e motos, para facilitar a identificação. Menores de 18 anos ficam impedidos de guiar carroças.

Pelas novas regras estabelecidas na lei, os carroceiros não podem circular por vias da cidade que têm muita circulação de carros, como é o caso da Avenida Lauro de Freitas, da Rua Francisco Santos e da Praça Barão do Rio Branco.

“Estamos tratando de temas como circulação no trânsito, cuidado com os animais, saneamento básico, sobre onde descartar o material que eles carregam, entre outras coisas”, afirmou a assessora da Coordenadoria de Trânsito da cidade, Rayner Mendes.

Segundo a prefeitura, os carroceiros devem ainda obedecer a um limite de peso da carga transportada nas carroças, para evitar que os animais sejam sobrecarregados.

A lei também determina que os cavalos sejam obrigados a usar uma espécie de “fralda” para evitar que sujem as ruas do município. A coordenação de trânsito da cidade disse, no entanto, que ainda não há nada definido com relação às bolsas coletoras de excrementos.

De acordo com a coordenação do curso, assim que a capacitação dos carroceiros for concluída, serão definidas as regras para a fiscalização dos condutores.

Lei

A administração municipal de Vitória da Conquista afirma que, com a execução da lei, pretende, com as novas regras, ordenar o fluxo de veículos na cidade, além de evitar sujeira e problemas de saúde.

Em 2015, parte das carroças começou a ser emplacada, mas somente aquelas contratadas pela prefeitura para realização de coleta de lixo em áreas onde caminhões de limpeza não têm acesso.

A prefeitura diz que não tem informações sobre quantos carroceiros existem atualmente na cidade, e que esse número só será determinado após o fim do licenciamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui